TY - JOUR AU - Mita, Andréa AU - Takahashi, Ana Paula AU - Leonardi, Jacqueline Montilha AU - Molinari, Mari Teresa AU - Moreira, Elen Gongora PY - 2018 TI - O aprimoramento das habilidades de liderança por intermé- dio de um programa de treinamento, desenvolvimento e educação organizacional JF - Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa; v. 23 n. 45 (2007): ago./dez. KW - N2 - O presente artigo apresenta a experiência vivenciada no estágio de formação de psicólogo na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho. O estágio foi realizado em uma Instituição Hospitalar não governamental que presta atendimento específico ao tratamento de uma patologia de alta complexidade, situado na cidade de Londrina- Pr. Inicialmente foi realizado um Diagnóstico Organizacional com o objetivo de levantar as necessidades dos colaboradores em relação ao seu ambiente e condições de trabalho. Para a execução do Diagnóstico foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os coordenadores de área do Hospital, sendo as questões referentes às dificuldades encontradas no dia-a-dia de trabalho: responsabilidades de cada cargo e forma de resolver os problemas dos dia-a-dia. Nesse Diagnóstico foram levantadas várias queixas como, por exemplo: déficit de recursos humanos; falta de integração entre os colaboradores e entre a organização e os colaboradores; ausência do Plano de Cargos, Carreiras e Salários e dificuldade em participar de treinamentos e eventos profissionais. Diante dessas queixas, a intervenção foi iniciada pela descrição e análise de cargos e por um programa de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) voltado aos coordenadores de área da Instituição. O programa de T&D teve como finalidade trabalhar Habilidades de Liderança com coordenadores. A partir do Levantamento das Necessidades de Treinamento foi possível identificar que havia a necessidades de discutir com os coordenadores o papel que o líder ocupa na organização, as expectativas da organização em relação às lideranças, habilidades de comunicação e dar e receber feedback. Para condução do programa de T&D foram formados dois grupos (A e B) com aproximadamente dezessete pessoas cada um. No decorrer das atividades o grupo A não seguiu a programação inicial devido à maneira como os participantes discutiam as atividades, este grupo mostrou-se muito preocupado com a organização e empenhados em realizar o seu papel da melhor maneira possível. Durante os encontros também foi possível verificar que os participantes sentiam-se à vontade para fazer suas colocações e que a ética e a confiança dos participantes foram mútuas. Já nas atividades do grupo B, a programação foi seguida da maneira como foi proposta inicialmente. Porém, a assiduidade dos participantes não foi satisfatória e a continuidade do trabalho ficou comprometida. Da mesma forma as discussões não foram tão ricas e os participantes pareciam não estar à vontade para relatar suas experiências. Sugere-se a continuidade do programa de T&D pois, embora tenha havido melhoras nas queixas iniciais diagnosticadas os coordenadores de setores ainda precisam aprimorar algumas habilidades de liderança. Já em relação às descrições e análises dos cargos ainda se faz necessário sua finalização. UR - http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/405