Contribuições da psicologia histórico-cultural para a atuação crítica da Psicologia Escolar

  • Patrícia Vaz de Lessa Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)
  • Marilda Gonçalves Dias Facci

Resumo

Muito se tem discutido acerca da visão crítica em Psicologia Escolar e a necessidade de fundamentos teóricos consistentes para a intervenção na educação. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo apontar as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural no campo da Psicologia Escolar. Partindo do materialismo histórico e dialético, o texto discute, em um primeiro momento, a visão de homem e a relação ensino-aprendizagem e segue analisando aspectos que caracterizam uma visão crítica, tais como: a compreensão sobre o fracasso escolar, modelos de intervenção que superem uma visão clínica, formas de avaliação, parceria com a escola no cumprimento de sua função, assim como vínculos estabelecidos na comunidade escolar. Verifica-se, ao longo do texto,
a importância do profissional de Psicologia ter clareza sobre sua direção teórica no desempenho de seu trabalho e as contribuições, ou até mesmo consequências, que este profissional pode obter advindas de sua ação. O psicólogo está inserido em processos de desenvolvimento, aprimoramento
e lida com o que é mais precioso: o ser humano. A reflexão sobre as formas como utiliza os conhecimentos psicológicos em pról da coletividade deve ser constante em uma prática que vê como objetivo principal a humanização de todos os alunos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduação em Psicologia, docente do Departamento de Psicologia do Centro Universitário Filadélfia – UniFil.

Marilda Gonçalves Dias Facci

Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara, Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá – UEM e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM.

Publicado
2018-09-03
Como Citar
DE LESSA, Patrícia Vaz; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Contribuições da psicologia histórico-cultural para a atuação crítica da Psicologia Escolar. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 24, n. 47, p. 88-98, set. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/381>. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##