Avaliação das condições higiênicas sanitárias de CEMEIS do Município de Apucarana-PR.

  • Elis Carolina de Souza Fatel

Resumo

Nos primeiros anos de vida, é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança uma alimentação qualitativa e quantitativamente adequada. A má qualidade da alimentação nas escolas é um dos principais fatores que comprometem a segurança alimentar da população jovem brasileira. Observando este fator foi desenvolvido um projeto para a avaliação das condições higiênicas e sanitárias da merenda escolar oferecida pelas CEMEIS no município de Apucarana-
PR. O estudo teve como método a aplicação do check-list, baseado nas legislações vigentes. Diversas irregularidades foram encontradas em relação às condições higiênico-sanitárias, sendo que na CEMEI 1, obteve-se um índice de 7% de conformidades e na CEMEI 2 obteve-se um índice de 34,3%, sendo considerados porcentagens muito baixas, demonstrando portanto inúmeras irregularidades. Conclui-se que a aplicação do check-list é de extrema importância em CEMEIS, pois um ambiente fora dos padrões normais pode gerar graves conseqüências desde uma má higienização, contaminação cruzada ou até mesmo acidentes de trabalho.

##submission.authorBiography##

Elis Carolina de Souza Fatel

Mestre, Docente dos cursos de Nutrição da Faculdade de Apucarana (FAP) e do Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL). elis.fatel@hotmail.com. Thaysa Marques Sotti, Helen Cristina da Silva, Juliana Nicolini, Juliana Hespanhol Gorzoni, Franciele Cristina da Cruz, Márcia Maria, Mariana Ambrózio, Agricia Protano, Ana Carolina Rossi, Grasiele Carolina Castilho, Deise Figueiredo: Discentes do curso de Nutrição da Faculdade de Apucarana (FAP). Fonte Financiadora: Fundação de Incentivo à pesquisa (FUNPESQ)

Publicado
2018-07-31
Como Citar
FATEL, Elis Carolina de Souza. Avaliação das condições higiênicas sanitárias de CEMEIS do Município de Apucarana-PR.. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 27, n. 52, p. 11-16, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/327>. Acesso em: 04 mar. 2021.
Seção
Artigos