A incorporação do pensamento computacional na escola pública: um olhar para os benefícios e desafios

  • Maria Fernanda Vaz Romero
  • Tânia Camila Kochmanscky Goulart

Resumo

O Pensamento Computacional tem se consolidado ao longo dos anos como uma habilidade cada vez mais relevante e necessária para a sociedade. Devido à sua recente inclusão na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), muito tem se falado sobre o tema. O objetivo deste artigo é investigar como se dá a incorporação do Pensamento Computacional nas escolas públicas brasileiras, a fim de listar e analisar os benefícios e desafios resultantes dessa inclusão. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica, investigando estudos e experiências anteriormente realizadas. Os resultados obtidos destacam os benefícios abrangentes do Pensamento Computacional no aprendizado, incluindo o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais, enquanto enfatizam a necessidade crucial de superar desafios para otimizar seu impacto no processo educacional.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Vaz Romero

Graduanda do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Filadélfia - UniFil

Tânia Camila Kochmanscky Goulart

Docente do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Filadélfia - UniFil

Publicado
2024-08-29
Como Citar
Romero, M., & Goulart, T. (2024). A incorporação do pensamento computacional na escola pública: um olhar para os benefícios e desafios. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 40(especial), 486-512. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/3177/2930

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