Origem e evolução do ensino de arquitetura no Brasil

  • Rinaldo Zanatto Centro Universitário Filadélfia - UniFil
  • Sidnei Junior Guadanhim Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Resumo

Com suas raízes fortemente vinculadas a Arquitetura da Europa, o ensino de Arquitetura no Brasil passou por diversas fases, sendo influenciado, ao longo do tempo, tanto por pensamentos conservadores quanto por ventos mais modernistas. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo analisar a evolução histórica do ensino de Arquitetura no contexto brasileiro e apresentar um panorama geral dessa trajetória.  Por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscou-se estabelecer uma linha cronológica de modo a mostrar as origens desse ensino ainda no Brasil colônia, bem como os principais personagens e a evolução das discussões sobre esse assunto ao até os dias atuais. Numa época de grandes mudanças didático-pedagógicas, busca-se também com o artigo fazer uma revisão sobre o passado do ensino de Arquitetura no Brasil, de modo a embasar reflexões atuais sobre os possíveis caminhos a serem adotados no futuro.  

Publicado
2024-04-08
Como Citar
Zanatto, R., & Guadanhim, S. (2024). Origem e evolução do ensino de arquitetura no Brasil. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 40(77), e3065. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/3065/2831