Desenvolvimento de um jogo sério para ensino do índice de desenvolvimento da educação básica brasileira

  • Matheus Favaro
  • Sergio Akio Tanaka

Resumo

Com o contato constante das novas gerações com tecnologia, os jogos digitais e as redes sociais se tornaram as principais formas de entretenimento dessas gerações, deixando os meios físicos dos ambientes escolares em segundo plano e refletindo nas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica das escolas brasileiras. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma integração das redes sociais e dos jogos eletrônicos com conceitos de cidades inteligentes e a educação brasileira utilizando um estudo de caso sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Esta integração utilizou a plataforma de desenvolvimento Unity3D para desenvolvimento do jogo e a aplicação de questionários para processamento de dados e entregas de relatórios para os gestores das instituições públicas de ensino. Os artefatos desenvolvidos neste trabalho estimularam uma melhora no desempenho dos alunos do ensino básico através da conscientização do funcionamento de suas escolas e a importância de seus desempenhos para toda a sociedade de maneira lúdica, se apresentando como uma ferramenta de governança poderosa para os gestores das instituições públicas e beneficentes para as cidades que alocam essas instituições.

Publicado
2018-07-31
Como Citar
Favaro, M., & Tanaka, S. (2018). Desenvolvimento de um jogo sério para ensino do índice de desenvolvimento da educação básica brasileira. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 34(esp.), 39-55. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/268/1288

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