Agaricus blazei como alimento funcional e suas propriedades

  • Priscila Lumi Ishii
  • Mariana de Oliveira Mauro Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Rodrigo Juliano Oliveira

Resumo

Atualmente, diversas patologias, principalmente o câncer, têm afetado a sociedade devido ao rápido desenvolvimento que se relaciona com os hábitos alimentares inadequados e o sedentarismo. A alimentação consiste na maior interação do homem com o meio ambiente, dessa forma observa-se a necessidade de uma alimentação saudável. Os alimentos funcionais podem e devem ser consumidos como parte de uma dieta diária. Esses alimentos possuem função definida no organismo, tais como melhorar a função imune, prevenir e dar suporte à recuperação de doenças específicas, controlar a homeostasia e retardar o processo de envelhecimento. Dentre os alimentos funcionais destaca-se o cogumelo Agaricus blazei, um cogumelo nativo da cidade de Piedade, São Paulo. Esse fungo é tradicionalmente usado como um alimento funcional no Brasil para prevenção de câncer, diabetes, hiperlipidemia, arterosclerose e hepatite crônica, além de ser usado contra o cansaço e o estresse emocional. Por meio de bibliografias consultadas, observou-se que o cogumelo Agaricus blazei é considerado um alimento funcional com propriedades imunomoduladoras no tratamento e prevenção de várias patologias, sobretudo o câncer.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Centro de Estudos em Nutrição e Genética Toxicológica - CENUGEN, Departamentos de Nutrição e Biomedicina, Centro Universitário Filadélfia - UniFil, Londrina – PR.

Rodrigo Juliano Oliveira

Graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Bacharelado e Licenciatura. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, São Paulo, Brasil. Especialização em Análises Clínicas Aplicada à Reprodução Humana. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, São Paulo, Brasil. Mestrado em Genética e Biologia Molecular. Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil. Doutorando em Biologia Celular e Molecular. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, São Paulo, Brasil.- rjo_bio@hotmail.com

Publicado
2018-08-01
Como Citar
ISHII, Priscila Lumi; MAURO, Mariana de Oliveira; OLIVEIRA, Rodrigo Juliano. Agaricus blazei como alimento funcional e suas propriedades. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 26, n. 51, p. 53-72, ago. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/263>. Acesso em: 21 set. 2020.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##