O alimento funcional inulina e suas atividades biológicas

  • Mariana de Oliveira Mauro Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Priscila Lumi Ishii Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Rodrigo Juliano Oliveira

Resumo

O aumento do aparecimento de doenças crônicas, tais como patologias cardiovasculares, cerebrovasculares e câncer, está intimamente associado ao estilo de vida da população e sua maior exposição a resíduos industriais, urbanos, domésticos e agronômicos. Estudos epidemiológicos sugerem que o aumento do consumo de frutas, vegetais e fibras na dieta são inversamente proporcional à incidência de tais patologias crônicas. O consumo adequado de nutrientes é essencial para uma função imune normal e assim para a prevenção de doenças como o câncer. Frente a este quadro há necessidade da inserção de alimentos com características funcionais, de fácil acesso e boa palatabilidade à população. O frutoligossacarídeo inulina é um alimento com características de fibra alimentar e alimento funcional, extraído principalmente da raiz da chicória e encontrado em inúmeros outros vegetais. Desta forma, o presente estudo objetiva elucidar as atividades biológicas de quimioproteção e ação antitumoral do alimento funcional inulina.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduanda de Biomedicina do Centro Universitário Filadélfia de Londrina (UniFil) - mari_mauro84@hotmail.com

##submission.authorWithAffiliation##

Graduanda de Nutrição do Centro Universitário Filadélfia de Londrina (UniFil).

Rodrigo Juliano Oliveira

Graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Bacharelado e Licenciatura. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, São Paulo, Brasil. Especialização em Análises Clínicas Aplicada à Reprodução Humana. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, São Paulo, Brasil. Mestrado em Genética e Biologia Molecular. Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil. Doutorando em Biologia Celular e Molecular. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, São Paulo, Brasil.- rjo_bio@hotmail.com

Publicado
2018-08-01
Como Citar
MAURO, Mariana de Oliveira; ISHII, Priscila Lumi; OLIVEIRA, Rodrigo Juliano. O alimento funcional inulina e suas atividades biológicas. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 26, n. 51, p. 53-62, ago. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/258>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##