Os cuidados de enfermagem ao recém-nascido em fototerapia: revisão bibliográfica

  • Hosana Cristina Ferreira Ramos
  • Nagila Myrella dos Santos Borgo
  • Nataly Tsumura Inocencio Soares
  • Talita Maria Bengozi Gozi
  • Ariane Thaise Alves Monteiro de Andrade

Resumo

Objetivo: analisar por meio da literatura científica, de que forma ocorrem os cuidados de enfermagem aos recém-nascidos em tratamento de icterícia em uso de fototerapia. Método: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica utilizando-se das bases de dados SCIELO e BDENF, onde 10 artigos foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão preestabelecidos. Resultados: Emergiram três categorias: os cuidados de enfermagem em recém-nascidos em fototerapia e suas dificuldades, os sentimentos da mãe em ter um bebê em cuidados de fototerapia e as possíveis consequências da icterícia. Conclusão: Conclui-se que sempre é importante oferecer apoio e informação a mãe, afim de favorecer o tratamento fototerápico, manter o vínculo mãe-bebê e o aleitamento materno. Assim a equipe de enfermagem deve estar preparada para fornecer um atendimento de qualidade a esse bebê e promover a segurança do paciente.

Biografia do Autor

Hosana Cristina Ferreira Ramos

Graduanda em Enfermagem. UniFil – Centro Universitário Filadélfia. Londrina-PR

Nagila Myrella dos Santos Borgo

Graduanda em Enfermagem. UniFil – Centro Universitário Filadélfia. Londrina-PR.

Nataly Tsumura Inocencio Soares

Docente do curso de Enfermagem no Centro Universitário Filadélfia. Londrina-PR

Talita Maria Bengozi Gozi

Docente do curso de Enfermagem no Centro Universitário Filadélfia. Londrina-PR

Ariane Thaise Alves Monteiro de Andrade

Enfermeira supervisora da UTI Neonatal, UCI Neonatal e Pediatria do Hospital Evangélico de Londrina. Docente em Enfermagem. Orientadora. Especialista em Saúde da Criança. Mestre em Enfermagem. Londrina-PR. Email: arianethaise@gmail.com

Publicado
2021-07-02
Como Citar
RAMOS, Hosana Cristina Ferreira et al. Os cuidados de enfermagem ao recém-nascido em fototerapia: revisão bibliográfica. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 37, n. especial, p. 175-185, jul. 2021. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2362>. Acesso em: 28 mar. 2024.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##