Os quatro pilares da educação nas organizações de aprendizagem

uma ponte para o sucesso

  • Leila Miyuki Saito
  • Silas Barbosa Dias

Resumo

As constantes mudanças nos cenários social, econômico e político geram uma inquestionável necessidade por adaptações. O conhecimento técnico já não constitui o único caminho para o sucesso. Neste contexto, a educação, responsabilidade não só das escolas e das famílias, assume papel decisivo no desenvolvimento de profissionais competitivos e comprometidos com o sucesso das empresas. Este artigo visa elucidar, por meio de uma revisão bibliográfica, como a educação exerce seu papel na construção de organizações de aprendizagem. A ênfase está na relação entre os Quatro Pilares da Educação e as teorias apresentadas por Peter Senge em seu livro “A Quinta Disciplina”, como base para reflexão acerca das práticas organizacionais. Constatou-se que através de um trabalho interdisciplinar de integração, conscientização e da valorização dos recursos humanos é possível administrar conflitos, desenvolver profissionais e abrir espaço para a inovação.

Biografia do Autor

Leila Miyuki Saito

Graduada em Letras Anglo-Portuguesas (UEL) Especialista em Psicopedagogia Institucional (UNOPAR) Pós-graduanda em Recursos Humanos: Gestão de Pessoas e Competências (UNIFIL) e-mail: leila_miyuki@hotmail.com

Silas Barbosa Dias

Mestre em Estudos Ecumênicos pela Universidade de Genebra (Suiça). Docente na UniFil. Licenciado em Filosofia (UMC). Doutorando em Teologia na Free University of Amesterdan. Coordenador do curso de especialização em Inteligência Multifocal aplicada a Gestão de Pessoas.

Publicado
2018-07-31
Como Citar
SAITO, Leila Miyuki; DIAS, Silas Barbosa. Os quatro pilares da educação nas organizações de aprendizagem. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 28, n. 54, p. 133-141, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/225>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos