Estado nutricional de pacientes de pós operatório total (pot) de balão intragástrico em uma clínica particular de londrina, pr.

  • Anne Kamilla S. Molina de Almeida Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Camila Caroline Silva
  • Dâmaris Baldassare Cortez

Resumo

O avanço da obesidade e das doenças associadas a ela é cada vez mais comum e vem aumentando a cada ano. Dessa forma a alimentação saudável é essencial na prevenção e é incentivada cada vez mais pelos profissionais da saúde. O objetivo do presente trabalho foi analisar a efetividade do Balão intragástrico (BIG), quanto ao hábito de vida e a ingestão dietética verificando se é saudável, contribuindo para melhor qualidade de vida pós-procedimento. O BIG, é uma técnica não considerada cirúrgica, procedimento restritivo que é realizado via endoscópico onde é inserido um dispositivo de silicone e insuflado aproximadamente 500 ml de soro. De acordo com a população estudada 25% retirou o BIG em 2010, foi relatado por os entrevistados, satisfação em 50% e a outra metade relata arrependimento. O consumo de açúcar e gordura, refrigerantes, doces, guloseimas e frituras são realizados até duas vezes na semana. Doze pessoas realizaram o procedimento, onde todas alcançaram o objetivo mínimo de perda de peso pós procedimento. Porém apenas 11% estão eutróficos, sendo assim pode-se dizer que os mesmos não mudaram seus hábitos errôneos, e consequentemente mantiveram ou em alguns casos até aumentaram o peso, como é o caso da Obesidade Grau II que antes não estava entre os estudados e atualmente 33% são classificados. Portanto, não adianta recorrer ao procedimento se, paralelamente, os hábitos alimentares não forem alterados. É de extrema importância recorrer ao profissional nutricionista para acompanhamento, perda de peso e melhoria da qualidade de vida.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Discente do Curso de Nutrição da Unifil. Orientanda do Trabalho de Conclusão de Curso (e-mail: kamilla.anne@hotmail.com).

Camila Caroline Silva

Discente do Curso de Nutrição da Unifil. Orientanda do Trabalho de Conclusão de Curso (e-mail: k_ccgiannine@hotmail.com).

Dâmaris Baldassare Cortez

Docente do Departamento de Nutrição da UniFil (Centro Universitário Filadélfia) (e-mail: dbcortez@hotmail.com).

Publicado
2018-07-18
Como Citar
ALMEIDA, Anne Kamilla S. Molina de; SILVA, Camila Caroline; CORTEZ, Dâmaris Baldassare. Estado nutricional de pacientes de pós operatório total (pot) de balão intragástrico em uma clínica particular de londrina, pr.. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 29, n. 57, p. 39-48, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/173>. Acesso em: 07 ago. 2020.
Seção
Artigos