Panorama histórico da educação durante os séculos xvii e xviii

  • Karina de Toledo Araújo
  • Ana Carolina de Athayde Raymundi Braz

Resumo

O século XVII foi um período marcado por grandes tensões e conflitos, também considerado um século trágico, contraditório e problemático. No entanto, é sob essas tensões sociais que ocorre uma reviravolta na história ocidental. Muda-se profundamente toda a ordem política, social, cultural, econômica e educacional. O Renascimento tem como característica a de apresentar a criação de uma nova forma de vida intelectual na Europa, mas cada nação européia assumia suas particularidades16 nos diferentes ramos de conhecimento: ciência, poesia, arte, filosofia, educação. O período denominado Iluminismo é também conhecido como o Século das Luzes por ter sido uma época marcada por grandes transformações na Europa. Entre as transformações deve-se especial atenção ao início da Revolução Industrial em 1750 (introdução da máquina a vapor, o que gerou uma mudança de panorama sócio-econômico) e, em 1789 acontecia a Revolução Francesa (influência das idéias liberais de Locke e a luta da burguesia que reivindicava para si o poder político – luta contra o absolutismo). Na economia, foram preconizadas as leis naturais de distribuição de riquezas que refletiam no desejo da burguesia para gerenciar os próprios negócios. As idéias liberais17 foram de encontro as idéias absolutistas e mudaram conceitos acerca da política e, a religião passou sofrer influência dos filósofos e surgiu a Religião Natural18 e obviamente a ciência (conhecimento), sofreu grandes influências dos pensadores pertencentes a este período. Os representantes deste período na Inglaterra eram Newton e Reid (pensamentos vindos de Locke e Hume), na França eram Montesquieu, Voltaire e Rosseau e, na Alemanha, Wolff, Lessing, Baumgarten e Kant. Esse período foi marcado pelo crescimento e renovação da filosofia da educação, dos modelos educativos e das organizações escolares, surge na França onde se desenvolveram as propostas teóricas mais avançadas. Todas essas transformações influenciaram diretamente a Educação, que passava pela laicização que caracterizou o mundo moderno e abriu caminho para uma Tendência Liberal de Educação.

Biografia do Autor

Karina de Toledo Araújo

Docente do Depto. de Estudos do Movimento Humano do Curso de Educação Física – Licenciatura - da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Professora de Educação Física e Pedagoga. Mestre (2003) e Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. karina.araujo@uel.br

Ana Carolina de Athayde Raymundi Braz

Docente do Instituto Federal do Paraná – Campus Londrina. Graduada em Pedagogia e Fisioterapia. Especialização em Saúde Coletiva e da Família e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2012). carolarbraz@yahoo.com. br.

Publicado
2018-07-17
Como Citar
ARAÚJO, Karina de Toledo; BRAZ, Ana Carolina de Athayde Raymundi. Panorama histórico da educação durante os séculos xvii e xviii. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 30, n. 59, p. 63-72, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/149>. Acesso em: 27 set. 2021.
Seção
Artigos