TY - JOUR AU - Araújo, Karina de Toledo AU - Braz, Ana Carolina de Athayde Raymundi PY - 2018/07/17 TI - Panorama histórico da educação durante os séculos xvii e xviii JF - Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa; v. 30 n. 59 (2014): jul./dez. KW - N2 - O século XVII foi um período marcado por grandes tensões e conflitos, também considerado um século trágico, contraditório e problemático. No entanto, é sob essas tensões sociais que ocorre uma reviravolta na história ocidental. Muda-se profundamente toda a ordem política, social, cultural, econômica e educacional. O Renascimento tem como característica a de apresentar a criação de uma nova forma de vida intelectual na Europa, mas cada nação européia assumia suas particularidades16 nos diferentes ramos de conhecimento: ciência, poesia, arte, filosofia, educação. O período denominado Iluminismo é também conhecido como o Século das Luzes por ter sido uma época marcada por grandes transformações na Europa. Entre as transformações deve-se especial atenção ao início da Revolução Industrial em 1750 (introdução da máquina a vapor, o que gerou uma mudança de panorama sócio-econômico) e, em 1789 acontecia a Revolução Francesa (influência das idéias liberais de Locke e a luta da burguesia que reivindicava para si o poder político – luta contra o absolutismo). Na economia, foram preconizadas as leis naturais de distribuição de riquezas que refletiam no desejo da burguesia para gerenciar os próprios negócios. As idéias liberais17 foram de encontro as idéias absolutistas e mudaram conceitos acerca da política e, a religião passou sofrer influência dos filósofos e surgiu a Religião Natural18 e obviamente a ciência (conhecimento), sofreu grandes influências dos pensadores pertencentes a este período. Os representantes deste período na Inglaterra eram Newton e Reid (pensamentos vindos de Locke e Hume), na França eram Montesquieu, Voltaire e Rosseau e, na Alemanha, Wolff, Lessing, Baumgarten e Kant. Esse período foi marcado pelo crescimento e renovação da filosofia da educação, dos modelos educativos e das organizações escolares, surge na França onde se desenvolveram as propostas teóricas mais avançadas. Todas essas transformações influenciaram diretamente a Educação, que passava pela laicização que caracterizou o mundo moderno e abriu caminho para uma Tendência Liberal de Educação. UR - http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/149