Considerações e características fundamentais na educação teológica a distância

  • Hugo Leonardo Pereira Matsuchita

Resumo

A educação teológica sempre foi baseada em muita reflexão e leitura. Por muito tempo o estudo teológico foi restrito aos seminários religiosos, nos quais exigiam inúmeros critérios, tanto de caráter pessoal, moral e intelectual. Ao longo das décadas, o ensino teológico foi ganhando espaço e popularidade no Brasil. Com o advento da Internet o conceito de ensino à distância pode ser aprimorado de forma incalculável. Um simples ensino informativo passou a ser chamado de educação, cujo caráter não restringia-se apenas a informar, mas também formar, discutir, elaborar, avaliar e certificar preparar para uma profissão. Neste contexto, a educação teológica e a formação a nível superior dos cursos de teologia puderam ganhar força, confiabilidade e respeito frente ao outros cursos superiores na área das ciências humanas modernas. Os recursos metodológicos da educação à distância tem-se renovado e se aprimorado a cada dia. Porém, o hábito de leitura metodológica e recursos audiovisuais são ainda padrão ouro no quesito processo ensinoaprendizagem. Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre as principais características necessárias para que a educação teológica a distância seja eficaz e satisfatória para o aluno e docente. A ausência de interesse, dedicação e comprometimento do aluno frente a quaisquer métodos de ensino é fator determinante para que nenhum tipo de educação e ensino seja completo e satisfatório. Portanto, fatores como autonomia, criatividade, afetividade, dialogicidade e comprometimento são fundamentais para que a realização de uma educação teológica a distância eficaz.

##submission.authorBiography##

Hugo Leonardo Pereira Matsuchita

Bacharel em Teologia e Filosofia, Licenciado em Ciências da Religião e Doutorando em Teologia pelo Northwestern Theological Seminary. E-mail: hugo.matsuchita@hotmail.com

Publicado
2018-07-17
Como Citar
MATSUCHITA, Hugo Leonardo Pereira. Considerações e características fundamentais na educação teológica a distância. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 30, n. 59, p. 57-62, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/147>. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Artigos