Aspectos gerais da fisioterapia e reabilitação na medicina veterinária

  • Maria Victória de Luca Delgado Alves
  • Marco Aurelio Torrencilas Sturion
  • Suelen Tulio de Córdova Gobetti

Resumo

A fisioterapia pode ser definida como uma técnica de estimulação generalizada ou focal em determinada região afetada do organismo, através de meios físicos e terapias de estimulação, regulação e adaptação. É uma área amplamente utilizada na medicina humana, e, por conta dos benefícios comprovados na reabilitação após procedimentos cirúrgicos em pacientes humanos, muitos estudos são realizados para justificar a implementação de técnicas fisioterápicas em animais. Manejo e controle da dor, tratamento e pós-operatório de afecções ortopédicas e neurológicas são algumas das diversas indicações para fisioterapia. As principais técnicas a serem aplicadas de acordo com o perfil do paciente são crioterapia, termoterapia, cinesioterapia e eletroacupuntura, além de formas alternativas de reabilitação, como a acupuntura.

Biografia do Autor

Maria Victória de Luca Delgado Alves

Aluna do Programa de Pós-Graduação do Curso de Clínica Cirúrgica de Animais de Companhia do Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL; Londrina, Paraná, Brasil.

Marco Aurelio Torrencilas Sturion

Médico Veterinário, Me., Docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Filadélfia – UniFil

Suelen Tulio de Córdova Gobetti

Médica  Veterinária, Dra., Professora  do  Curso  de  Medicina  Veterinária  do  Centro  Universitário  Filadélfia- UniFil

Publicado
2019-03-19
Como Citar
ALVES, Maria Victória de Luca Delgado; STURION, Marco Aurelio Torrencilas; GOBETTI, Suelen Tulio de Córdova. Aspectos gerais da fisioterapia e reabilitação na medicina veterinária. Ciência Veterinária UniFil, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 69-78, mar. 2019. ISSN 2595-7791. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/revista-vet/article/view/986>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos