Técnicas de reparo das lesões cutâneas em animais de companhia - revisão de literatura

  • Isabela Campiolo Lembi
  • Fabiane Aparecida Sabino Alvim

Resumo

A realização de técnicas de reconstrução tecidual visam buscar um resultado benéfico na reparação de defeitos que ocorrem com frequência na clínica de cães e gatos. A correção da integridade funcional do tecido deve ser muito bem avaliada antes de qualquer procedimento cirúrgico, dado que a escolha da técnica obedece a alguns princípios e que, se não seguida de forma correta, pode levar à complicações, além de custos desnecessários. As condições para se obter sucesso na reconstrução de uma ferida cutânea dependem da avaliação de diversos fatores como a localização da lesão no  corpo do animal, a extensão da mesma no sentido de que possa haver envolvimento de outras estruturas como tendões e ossos, o tempo de exposição da lesão tendo relação com o grau de contaminação, a quantidade de suprimento sanguíneo disponível das  áreas envolvidas, bem como a elasticidade e quantidade de pele para o fechamento das lesões, experiência do cirurgião e, não menos importante, o estado geral do paciente. Dentre as técnicas, estão os enxertos cutâneos – sendo utilizados nos casos em que não há viabilidade para fechamento primário devido ao excesso de tensão –, os retalhos e o uso de suturas designadas para o alívio de tensão. Essa revisão de literatura tem a finalidade de compreender as técnicas de reparo nas lesões cutâneas em animais de companhia e, por consequência, evitar possíveis complicações no tratamento, devolvendo assim, a funcionalidade tecidual, além da estética satisfatória do local afetado.

Biografia do Autor

Isabela Campiolo Lembi

Acadêmica do curso de Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Filadélfia – UNIFIL, Londrina, Paraná, Brasil. *e-mail: isa_belalembi@hotmail.com.

Fabiane Aparecida Sabino Alvim

Médica Veterinária, Mestre, Docente do curso de Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Filadélfia – UNIFIL, Londrina, Paraná, Brasil

Publicado
2019-03-18
Como Citar
LEMBI, Isabela Campiolo; ALVIM, Fabiane Aparecida Sabino. Técnicas de reparo das lesões cutâneas em animais de companhia - revisão de literatura. Ciência Veterinária UniFil, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 11-32, mar. 2019. ISSN 2595-7791. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/revista-vet/article/view/981>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos