Ureia na alimentação animal

  • André Vieira Sousa Centro Universitário Filadélfia de Londrina - UniFil
  • Alessandra Lia Arias Centro Universitário Filadélfia de Londrina - UniFil
  • Suelen Tulio de Córdova Gobetti Centro Universitário Filadélfia de Londrina - UniFil

Resumo

A ureia é uma fonte alternativa de nitrogênio não proteico para alimentação de ruminantes por meio de combinações com a cana-de-açúcar. Durante o período de escassez de chuva as pastagens não oferecem alimento necessário e a qualidade nutricional é reduzida, diminuindo o desempenho de animais mantidos em pastagens, sendo necessária a suplementação alimentar dos animais. A ureia destaca-se por apresentar valores ótimos de nitrogênio sendo 290% o que favorece o crescimento dos micro-organismos ruminais que converterão o nitrogênio presente na ureia em proteína microbiana que posteriormente será utilizada pelos animais, favorecendo o ganho de peso. No rúmen 1,0 g de ureia pode ser capaz de gerar até 2,9 g de proteína microbiana, de valor biológico satisfatório. Para o feito, utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Acadêmico do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Filadélfia. E-mail: andrevieira9@yahoo.com.br

##submission.authorWithAffiliation##

Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Filadélfia. E- mail: alessandrarias@hotmail.com

##submission.authorWithAffiliation##

Dra., Médica Veterinária, Professora do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Filadélfia- UNIFIL. Endereço: Av. Juscelino Kubitschek, 1626 - Caixa Postal 196 - CEP - 86.020-000 - Londrina, Paraná, Brasil. E:mail: suelen.cordova@unifil.br. (*) Autora para correspondência

Publicado
2018-06-05
Como Citar
SOUSA, André Vieira; ARIAS, Alessandra Lia; GOBETTI, Suelen Tulio de Córdova. Ureia na alimentação animal. Ciência Veterinária UniFil, [S.l.], v. 1, n. 2, jun. 2018. ISSN 2595-7791. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/revista-vet/article/view/53>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos