Uso da radiografia no auxílio do diagnóstico de displasia do cotovelo em cães

  • Samara Koloda Cristino Malta Centro Universitário Filadélfia de Londrina - UniFil
  • Gislaine da Silva Centro Universitário Filadélfia de Londrina - UniFil
  • Fabiane Aparecida Sabino Centro Universitário Filadélfia de Londrina - UniFil

Resumo

A displasia do cotovelo é uma afecção de origem multifatorial que acomete principalmente cães de raça grande a gigante, havendo na maioria das vezes a claudicação de membro torácico como principal sinal clínico. É resultante de desordens de desenvolvimento que incluem não união do processo ancôneo, fragmentação do processo coronoide medial da ulna, osteocondrose da região distomedial da tróclea do úmero e incongruência articular. Através deste artigo de revisão pode-se destacar o diagnóstico precoce da displasia do cotovelo através de achados radiográficos e clínicos. O exame radiográfico tem como intuito o auxílio do diagnóstico através do fornecimento de  evidências que possibilitam a localização de forma correta desta afecção.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Filadélfia - UNIFIL. Endereço: Av. Juscelino Kubitschek, 1626 - Caixa Postal 196 - CEP - 86.020-000 - Londrina, Paraná, Brasil. E-mail: samara_koloda@hotmail.com (*) autora para correspondência.

##submission.authorWithAffiliation##

Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Filadélfia - UNIFIL. 

##submission.authorWithAffiliation##

Msc., Médica Veterinária, Professora do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Filadélfia - UNIFIL.

Publicado
2018-05-24
Como Citar
Malta, S., Silva, G., & Sabino, F. (2018). Uso da radiografia no auxílio do diagnóstico de displasia do cotovelo em cães. CiêNcia VeterináRia UniFil, 1(2). Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/revista-vet/article/view/48/43
Seção
Artigos