Forrageira de clima temperado – Trevo Branco (Trifolium repens L.)

  • Nicole da Silva Dala Pola Centro Universitário Filadélfia de Londrina - UniFil
  • Suelen Tulio de Córdova Gobetti Centro Universitário Filadélfia de Londrina - UniFil

Resumo

O trevo-branco (Trifolium repens L.) é uma leguminosa rica em proteína, a qual chega a 5,5% na matéria verde e 33% na matéria seca.  Suas folhas são compostas por folíolos ovais, glabros e com manchas esbranquiçadas na forma de meia lua na face superior da folha. Predominantemente de clima temperado e subtropical, não resiste a altas temperaturas e é razoavelmente tolerante a geadas e ao sombreamento. Tolera seca moderada, mas não severa, sendo que após o fim da restrição hídrica sua recuperação é rápida. Dentre as forrageiras de clima temperado, é uma das mais utilizadas para a produção de gado de corte no Sul do país.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL; Londrina, Paraná, Brasil;

##submission.authorWithAffiliation##

Dra., Médica Veterinária, Professora do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Filadélfia- UNIFIL. Endereço: Av. Juscelino Kubitschek, 1626 - Caixa Postal 196 - CEP - 86.020-000 - Londrina, Paraná, Brasil. (*) Autora para correspondência

Publicado
2018-05-24
Como Citar
POLA, Nicole da Silva Dala; GOBETTI, Suelen Tulio de Córdova. Forrageira de clima temperado – Trevo Branco (Trifolium repens L.). Ciência Veterinária UniFil, [S.l.], v. 1, n. 2, maio 2018. ISSN 2595-7791. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/revista-vet/article/view/45>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos