Bem-estar em animais de produção

frango de corte

  • Felipe Martins Negreiros Navolar Centro Universitário Filadélfia de Londrina - UniFil
  • Gabriela Rodrigues de Paula Centro Universitário Filadélfia de Londrina - UniFil
  • Tayna Poliana Stanganelli Pereira Centro Universitário Filadélfia de Londrina - UniFil
  • Rafael Humberto carvalho Centro Universitário Filadélfia de Londrina - UniFil

Resumo

A avicultura, no final da década de 1920, esteve no período comercial que foi caracterizado pela mudança do uso doméstico da ave para a obtenção de lucro em pequenas demandas, que foi o estopim, até então, para a consolidação da avicultura devido ao aumento da procura de insumos e investimentos. A partir de 1950 se deu início ao período industrial com abertura mundial para a globalização dos mercados. Desde a transformação do setor avícola em um complexo agroindustrial, o desenvolvimento de métodos para acrescentar maior rendimento na produção do frango de corte é presente em técnicas de pesquisa na dieta das aves, com base em forma física e tamanho do grão, em suplementos com probióticos e antimicrobianos, além de estudos voltados aos sistemas de criação ideais para cada linhagem produzida, com ênfase em ambiência, sanidade e manejo. O bem-estar animal se insere como uma das prioridades do ramo, a fim de proporcionar uniformidade do lote em soma ao aumento de produtividade, considerando os parâmetros fisiológicos e comportamentais do animal a partir da exploração viável do ambiente. O conceito de bem-estar animal e sua inserção na produção de frango de corte são essenciais à cadeia produtiva, tendo efeitos diretos na economia nacional. O presente trabalho objetiva, na forma de revisão de literatura, abordar e elucidar a evolução da cadeia avícola nacional, demonstrar sua estrutura e seu manejo voltado ao bem-estar do frango de corte.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária - Centro Universitário Filadélfia – UNIFIL - email: felipenavolar@gmail,com. Autor para correspondência.

##submission.authorWithAffiliation##

Acadêmica do curso de Medicina Veterinária - Centro Universitário Filadélfia – UNIFIL

##submission.authorWithAffiliation##

Acadêmica do curso de Medicina Veterinária - Centro Universitário Filadélfia – UNIFIL

##submission.authorWithAffiliation##

Zootecnista, Pós-doutor, docente do curso de Medicina Veterinária - Centro Universitário Filadélfia - UNIFIL.

Publicado
2018-05-24
Como Citar
NAVOLAR, Felipe Martins Negreiros et al. Bem-estar em animais de produção. Ciência Veterinária UniFil, [S.l.], v. 1, n. 2, maio 2018. ISSN 2595-7791. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/revista-vet/article/view/42>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos