Quem não se comunica (bem) se trumbica

  • Ana Paula Fortes Teodoro
  • Diva Lea Batista da Silva
  • Luiz Santo Brogiato
  • Jayme Brener Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)

Resumo

O presente estudo intitulado “Quem não se comunica (bem) se trumbica” tem o objetivo de discutir sobre as relações pessoais e profissionais dentro de uma empresa. Entra aqui a importância da comunicação como parte relevante deste estudo, no reconhecimento de ferramentas que visem facilitar a comunicação e, por conseguinte, a integração de equipes, dando um grau significativo de importância ao feedback. A comunicação é um valor humanístico e democrático, baseado na igualdade e liberdade dos interlocutores e discutir a sua importância dentro de uma empresa pareceu fundamental neste estudo. Para as empresas sobreviverem aos desafios do novo milênio será necessário não só a adoção de uma estrutura de Comunicação Empresarial profissionalizada e integrada ao processo de decisão, como também, a incorporação de novos valores, como incluir constante avaliação dos efeitos comunicacionais e novas formas de relacionamento com a sociedade, assumindo de forma plena a sua responsabilidade social. Na verdade, a comunicação é o espelho da cultura organizacional.   

Biografia do Autor

Ana Paula Fortes Teodoro

Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela UENP/FAFIJA-PR. E-mail: Ana.teodoro@yahoo.com.br 

 

Diva Lea Batista da Silva

Doutora em Letras pela UNESP-Assis-SP. e-mail: divalea@superig.com.br

Luiz Santo Brogiato

Mestre em Educação pela UEL-PR., e-mail: Lbrogiato@gmail.com

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Mestre em Administração pela UEL-PR, Docente do Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL), e-mail: jayme.brener@unifil.br

Publicado
2018-09-11
Como Citar
TEODORO, Ana Paula Fortes et al. Quem não se comunica (bem) se trumbica. Revista Eletrônica Ciências Empresarias, [S.l.], v. 9, n. 13, p. 55-66, set. 2018. ISSN 1983-0599. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/revista-empresrial/article/view/503>. Acesso em: 12 ago. 2022.
Seção
Artigos