Participação econômica da mulher no mercado de trabalho

  • Fernanda Cita Giora Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)
  • Nair Donizete Campos Costa Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)
  • Maria Eduvirge Marandola

Resumo

Esta pesquisa estudou a participação econômica da mulher no mercado de trabalho. As mulheres brasileiras, além de constituírem a maioria da população, apresentam maior média de anos de estudo comparadas aos homens. Dentro da mesma categoria profissional e tendo o mesmo nível educacional elas recebem salários inferiores aos deles. Cresce o número daquelas que são tidas como chefe, portanto a principal responsável pelo sustento de todos os membros da família. Muitas discussões trazem à tona sobre essa trabalhadora que acaba tendo jornada dupla ao buscar conciliar o trabalho fora do lar com os afazeres domésticos, sendo, na maioria das vezes, a única responsável por essa tarefa. Em quase metade das empresas brasileiras não há mulheres em cargos de executivos, embora haja percentual pequeno em algumas funções de diretor, a representatividade tem crescido no horizonte temporal, o que demonstra algum avanço, ainda que tímido. Quando consideradas as oportunidades oferecidas em direção a igualdade de gêneros, constata-se significativa disparidade, fato que coloca o Brasil abaixo da média mundial. Torna-se necessário, portanto, buscar medidas em direção a igualdade.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Administração pela UniFil e bolsista da Fundação Araucária no ano de 2016, E-mail: fer_giora@hotmail.com

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Administração pela UniFil e bolsista da Fundação Araucária no ano de 2016 E-mail: nair.compos@hotmail.com

Maria Eduvirge Marandola

Economista, Mestre em Teoria Econômica, Docente da UniFil e orientadora da pesquisa, E-mail : maria.marandola@unifil.br

Publicado
2018-09-11
Como Citar
Giora, F., Costa, N., & Marandola, M. (2018). Participação econômica da mulher no mercado de trabalho. Revista EletrôNica CiêNcias Empresarias, 9(13), 21-37. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/revista-empresrial/article/view/501/429
Seção
Artigos