Empreendedorismo social: uma discussão sobre a sua relação com a sociedade e a sustentabilidade

  • Jessica Takano
  • Denise Dias de Santana Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)

Resumo

Diante de diferentes tipos de empreendedorismo, destaca-se o empreendedorismo social devido a sua importância para a sociedade e para a sustentabilidade, que apresentam problemas de múltiplas dimensões. Com isso, objetivou-se expor definições, conceitos e perspectivas sobre o empreendedorismo social e a sustentabilidade, assim como apresentar cinco exemplos internacionais e dois cases nacionais de organizações que defendem e praticam o empreendedorismo social. Foram elas: 1) School Social Entrepreneurship; 2) Schwab Foundation; 3) Institute Social Entrepreneurshp; 4) Erwing Marion Kauffman Foundation; 5)  Ashoka; 6) Companhia Paranaense de Energia; e 7) Gerando Falcões. Assim, discutiu-se as relações dessas organizações com a sustentabilidade e refletiu-se sobre seus impactos positivos para a sociedade, que acontecem de forma sistêmica e integrada. As principais áreas envolvidas por essas organizações são a economia, o meio ambiente, a educação, a conscientização, a qualificação profissional, a cidadania, a cultura, e esporte, a renda e os problemas sociais. O estudo é relevante para a área da Administração porque traz uma alternativa de gestão com o empreendedorismo social, diante de muitas questões adversas na sociedade.

Biografia do Autor

Jessica Takano

Mestra em Administração, Graduada em Administração, Docente do Curso de Graduação em Administração do Centro Universitário Filadélfia - UniFil. E-mail: jessica.takano@unifil.br

##submission.authorWithAffiliation##

Mestra em Metodologias para o Ensino da Linguagens e suas Tecnologias. Especialista em Gestão e Estratégia Empresarial. Especialista em Gerenciamento de Recursos Humanos e Marketing. Especialista em Relações Públicas Empresariais. Graduada em Administração. Coordenadora e Docente do Curso de Graduação em Administração do Centro Universitário Filadélfia - UniFil.

E-mail: administracao@unifil.br

Publicado
2018-09-11
Como Citar
TAKANO, Jessica; DE SANTANA, Denise Dias. Empreendedorismo social: uma discussão sobre a sua relação com a sociedade e a sustentabilidade. Revista Eletrônica Ciências Empresarias, [S.l.], v. 9, n. 13, p. 10-20, set. 2018. ISSN 1983-0599. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/revista-empresrial/article/view/500>. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos