A pedagogia empresarial e sua contribuição na área de recursos humanos

  • Wilson Lima Saraiva da Fonseca

Resumo

O presente artigo teve como objetivo um levantamento bibliográfico. Para o embasamento teórico pesquisou-se sobre pedagogia e pedagogia empresarial; a gestão de recursos humanos, treinamento e desenvolvimento de pessoal e as atribuições do pedagogo empresarial. Buscou-se identificar quais são as principais atribuições do profissional pedagogo empresarial e como se processa a interação da gestão de recursos humanos, na produção do ensino - aprendizagem, Conclui-se que, o pedagogo empresarial é um profissional extremamente necessário para a de recursos humanos, pois sua contribuição está voltada ao desenvolvimento humano permanentemente. As funções do pedagogo empresarial, pelo que se observou, englobam os conhecimentos tanto da prática pedagógica como da prática administrativa, por este motivo, o seu envolvimento com a área de recursos humanos é tão importante, para que consiga modificar os comportamentos dos funcionários das empresas, consigam tornar a empresa mais ompetitiva e com maior lucratividade.

##submission.authorBiography##

Wilson Lima Saraiva da Fonseca

Graduado em Administração, Especialização em Pedagogia Empresarial. Coach treinador comportamental, consultor de Marketing. Docente Universitário Filadélfia - UniFil de cursos de Graduação, Pós- Graduação e ensino a Distância. E-mail: wlsaraiva@yahoo.com.br

Publicado
2018-09-11
Como Citar
DA FONSECA, Wilson Lima Saraiva. A pedagogia empresarial e sua contribuição na área de recursos humanos. Revista Eletrônica Ciências Empresarias, [S.l.], v. 9, n. 13, p. 10-23, set. 2018. ISSN 1983-0599. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/revista-empresrial/article/view/487>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos