Análise diagnóstica dos manuais de integração para novos colaboradores

  • Alex Ferreira Novaes

Resumo

O presente artigo teve por objetivo analisar quais são as principais informações disponibilizadas aos novos funcionários nos manuais de integração de seis empresas, sendo duas multinacionais e quatro nacionais. O objeto de estudo foi o Manual de Imigração. A metodologia de pesquisa adotada para a análise foi a ex-post facto, como fonte primária das investigações. Para o embasamento teórico buscou-se a pesquisa literária como fonte secundária, através de livros, revistas especializadas e sites da internet. Conclui-se que o objetivo de todos os manuais é informar ao novo funcionário a filosofia da organização e sua cultura organizacional de modo a solidificar a relação entre ambos. As empresas pesquisadas contemplam quase todas as informações listadas por Tachizawa (2006), exceto, a descrição detalhada do cargo. Este documento é a ficha profissiográfica e acredita-se constar na ficha individual de cada ocupante de cargo.

##submission.authorBiography##

Alex Ferreira Novaes

Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Licenciatura cm Informática. Tecnólogo em Redes de computadores, Bacharelando do curso de Administração e Docente de Cursos de Graduação e Pós Graduação

Publicado
2018-09-10
Como Citar
NOVAES, Alex Ferreira. Análise diagnóstica dos manuais de integração para novos colaboradores. Revista Eletrônica Ciências Empresarias, [S.l.], v. 6, n. 10, p. 34-50, set. 2018. ISSN 1983-0599. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/revista-empresrial/article/view/476>. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Artigos