Análise das relações de trabalho em uma empresa de reciclagem de pneus
Resumo
O presente trabalho foi realizado em uma recapadora de pneus. A empresa contava, na época do estágio, com um total de 32 colaboradores. que trabalhavam nas áreas de vendas de pneus novos recapados além de oferecer mão de obra para serviços automotivos. A presente pesquisa teve por objetivo realizar um levantamento sobre o nível de satisfação dos colaboradores em relação ao seu local de trabalho. Inicialmente foram entrevistados os encarregados de cada setor da empresa e os colaboradores com mais tempo de serviço. Na seqüéncia foi aplicado um questionário contendo 30 perguntas que contemplava tópicos da área profissional e pessoal dos trabalhadores Os resultados obtidos a pesquisa de Clima Organizacional foram que: 1) nas entrevistas 100% dos coaboradores disseram estar insatisfeitos com os benefícios que recebiam; 2) a maioria dos colaboradores (53%) não praticava atividade fisica Verificou-se também que dos colaboradores apresentavam dores de cabeça, 37,5% dores no corpo e 29.16% nervosismo, sugerindo um índice de stress nos trabalhadores da empresa; 4) para 37,5% dos colaboradores a fofoca é um fator que atrapalha o bom funcionamento da empresa: 5) a falta de higiene (limpeza dos banheiros e do refeitório), ser mal tratado pelo cliente e a concorrência, foram citados pelos colaboradores como situações que os desmotivam na empresa; ô) a falta de união, a demora na entrega do serviço, preço alto e as instalações fisicas são vistos pelos colaboradores como sendo os principais pontos frams da empresa; 7) 66% dos colaboradores encontram-se parcialmente satisfeitos ou insatisfeitos em relação ao Plano de Carreira, Cargos e Salários. Diante dos resultados encontrados, a realização das seguintes intervenções foram aprovadas pela empresa: a) a implantação de um programa de Socialização Organizacional com objetivo de promover a interação grupal entre os colaboradores dos diversos setores da empresa; b) implantação da ginástica laboral com o objetivo de melhorar a saúde ocupacional e a qualidade de vida do colaborador e, assim, diminuir a ocorrencia de faltas ao trabalho por motivos médicos, diminuição dos acidentes de trabalho e aumento da produtividade da empresa.