Logística reversa de pneus usados e inservíveis

  • Ana Paula Xavier
  • Mara Vanessa Gomes Pereira
  • Ritta de Kássia Amaral da Silva
  • Adeilde Francisca de Santana

Resumo

Este estudo tem como o objetivo mostrar o processo de logística reversa do pneu na recapadora Goodyear, localizada em Abreu e Lima PE. Será abordado como é feito o processo de coleta dos pneus na empresa, expor as leis regulamentadoras e os métodos de reciclagem. Optamos por uma pesquisa de campo e aplicação de entrevista para levantamentos que foram analisados de forma qualitativa. Os resultados apontaram que o ciclo da logística reversa na empresa Goodyear ocorre corretamente. A empresa trabalha prolongando a vida útil dos pneus e destinando os pneus inservíveis para o descarte correto. Conclui-se que a empresa estudada contribui paras a preservação do meio ambiente e que a logística reversa dos pneus é primordial nesse processo.

Biografia do Autor

Ana Paula Xavier

Graduado do Curso de Tecnologia em Logística no Centro Universitário Joaquim Nabuco. E-mail: xpaula821@gmail.com

Mara Vanessa Gomes Pereira

Graduado do Curso de Tecnologia em Logística no Centro Universitário Joaquim Nabuco. E-mail:  maraarthur42@gmail.com

Ritta de Kássia Amaral da Silva

Graduado do Curso de Tecnologia em Logística no Centro Universitário Joaquim Nabuco E-mail: ritta.amaral123@gmail.com

Adeilde Francisca de Santana

Professora Orientadora no Curso de Tecnologia em Logística do Centro Universitário Joaquim Nabuco. E-mail: adeildefsantana@hotmail.com

Publicado
2019-10-30
Como Citar
XAVIER, Ana Paula et al. Logística reversa de pneus usados e inservíveis. Revista Eletrônica Ciências Empresarias, [S.l.], v. 11, n. 15, p. 78-91, out. 2019. ISSN 1983-0599. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/revista-empresrial/article/view/1199>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos