Coaching de carreira como ferramenta de melhoria de desempenho do profissional

  • Fabíola Marçal Gagliardi
  • Wilson Lima Saraiva Fonseca

Resumo

O presente trabalho tem como foco os benefícios que um profissional pode usufruir ao passar pelo processo de Coaching de Carreira, mostrando como isto pode torná-lo mais competitivo. Para isso analisou-se que as empresas exigem cada vez mais de seus colaboradores, isso faz com que haja uma grande disputa em adquirir ou desenvolver habilidades que destaquem o profissional em seu cargo. Assim, grandes empresas e profissionais de alto nível recorrem a profissionais especializados em Coaching de Carreira buscando direcionamento na conquista de seus objetivos. O Coaching de Carreira é um processo que ajuda o coachee a identificar seus potenciais, alcançar seus objetivos, acelerar suas metas, ter foco em suas ações, adquirir confiança e autoconhecimento, de forma a crescer como pessoa e profissional. Ou seja, é um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, que segue uma metodologia e oferece ferramentas que o auxiliará no domínio de sua carreira, a traçar objetivos e metas. Assim, vê-se que os benefícios do programa de Coaching de Carreira são inúmeros. Há uma infinidade de casos em que esse processo pode ser utilizado, mas existem situações que são mais frequentes. Por isso, o trabalho buscou apresentar o momento mais adequado para se fazer o Coaching de Carreira, definindo os níveis em que ele é feito e quais aspectos são explorados.

Biografia do Autor

Fabíola Marçal Gagliardi

Especialista em Coaching e Excelência Humana da Unifil. E-mail: fabiolafarahmarcal@gmail.com

Wilson Lima Saraiva Fonseca

Especialista em Pedagogia Empresarial, Graduado em Administração. Coach treinador comportamental, Consultor de Marketing. Docente do Centro Universitário Filadélfia –Unifil -de Cursos de Graduação Presenciais e Ensino à Distância e Cursos de Pós-Graduação. E-mail: wsaraiva@yahoo.com.br

Publicado
2019-10-30
Como Citar
GAGLIARDI, Fabíola Marçal; FONSECA, Wilson Lima Saraiva. Coaching de carreira como ferramenta de melhoria de desempenho do profissional. Revista Eletrônica Ciências Empresarias, [S.l.], v. 11, n. 15, p. 36-49, out. 2019. ISSN 1983-0599. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/revista-empresrial/article/view/1196>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos