II Encontro de Cidades Novas e XXIII Semana de Educação - 2009
Resumo
Esta proposta de produção científica evidencia a necessidade de um aprofundamento teórico e epistemológico acerca da educação interligada com a discussão sobre Patrimônio Histórico, daí o resultado - II Encontro de Cidades Novas e XXIII Semana de Educação - em que promove a discussão ampla da Educação e Patrimônio Histórico enquanto temática imprescindível na formação e atuação docente, seja na educação básica, ensino médio e ensino superior. Desse modo, estas publicações - artigos acerca de temáticas do evento - por si só justificam a constante preocupação não apenas de pedagogos e educadores, como também de pesquisadores de outras áreas que se encontram comprometidos com a complexa natureza destes processos. Diferentes visões e explicações podem ser adotadas na compreensão acerca das discussões pautadas nos artigos, entretanto, acredita-se que as produções de diferentes autores aqui apresentados, podem refletir e contribuir para o estudo desse tema específico, bem como fomentar discussões e reflexões críticas em decorrência de uma formação para a emancipação e criticidade. Parte-se, contudo, do pressuposto de que é na, e pela, interação social que o homem não só tem acesso ao saber acumulado historicamente como, ao fazêlo constitui-se enquanto sujeito. Nesse sentido, é possível incrementar o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos sujeitos que participam desse processo, tornando mais produtivo o impacto da escola e do ensino superior na trajetória de vida do sujeito, através dos eixos que se norteiam e se articulam: ensino, pesquisa e extensão. Acredita-se que a contribuição deste trabalho reside na tentativa de se colocar a serviço de profissionais preocupados com a questão educacional e patrimonial, fornecendo-lhes elementos mais substantivos para repensarem a complexa relação que se estabelece entre educação e patrimônio histórico.