A assistência do profissional enfermeiro frente ao diagnóstico da sífilis no período gestacional: uma revisão bibliográfica

  • Paloma Thais Bueno da Silva
  • Suzanne Caroline Magalhães
  • Milena Torres Guilhem Lago

Resumo

Objetivo: Analisar o conhecimento do profissional enfermeiro em relação a assistência a ser prestada no atendimento a gestantes que receberam o diagnóstico da sífilis durante a gestação. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica, a qual foram utilizadas as seguintes bases de dados: LILACS, SCIELO e BDENF. Após aplicados os critérios de inclusão obteve-se uma amostra de 17 artigos. Resultados: Constatou-se falta de capacitação do profissional enfermeiro frente ao pré-natal das gestantes diagnosticadas com sífilis levando a ocorrência de falhas no tratamento. É notória também a falta de apoio do parceiro à gestante nas consultas, bem como o conhecimento deste a respeito da importância do seu tratamento, o que muitas vezes leva-o a negá-lo por diversas questões. Acredita-se também, que a falta de postura profissional e conhecimento por parte dos profissionais da saúde também seja uma questão que ocasione a baixa adesão destes ao tratamento. Conclusão: Conclui-se que a atualização do profissional enfermeiro e sua equipe, a respeito da doença e seu tratamento, são imprescindíveis para que o acompanhamento e o tratamento seja realmente efetivos, porém a ética profissional e a criação de laços de confiança entre o profissional, a gestante e seu parceiro, assessoram o êxito da terapêutica. Além do que com ações de busca ativa, educação em saúde e comprometimento profissional os casos tendem a diminuir. Vale ressaltar que o conhecimento da paciente e do parceiro a respeito da doença e seu tratamento, será relevante ao desfecho da patologia.

Biografia do Autor

Paloma Thais Bueno da Silva

Discente do curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário Filadélfia – UNIFIL, Londrina, Paraná. 2018 (e-mail: palomathais.bueno@hotmail.com).

Suzanne Caroline Magalhães

Discente do curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário Filadélfia – UNIFIL, Londrina, Paraná. 2018 (e-mail: suzanne_caroline@hotmail.com).

Milena Torres Guilhem Lago

Doutora em Enfermagem. Docente orientadora do curso de enfermagem do Centro Universitário Filadélfia – UNIFIL, Londrina, Paraná. 2018 (e-mail: milena.lago@unifil.com.br)

Publicado
2019-03-19
Como Citar
Silva, P., Magalhães, S., & Lago, M. (2019). A assistência do profissional enfermeiro frente ao diagnóstico da sífilis no período gestacional: uma revisão bibliográfica. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 35(esp), 78-92. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/998/933
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##