Dificuldades da equipe de enfermagem frente aos cuidados paliativos em pediatria: uma revisão integrativa

  • Jéssica Apª Massoni Machado
  • Lais de Lima Oliva
  • Talita Maria Bengozi

Resumo

O câncer infantil é caracterizado por várias doenças em que há proliferação descontrolada de células anormais. Atualmente houve um progresso significativo no tratamento pediátrico, porém ainda existem crianças que não conseguem alcançar a cura, por vezes necessitando de um cuidado paliativo, em que através de um cuidado multidisciplinar há promoção do conforto, alivio da dor e o amparo biopsicossocial desse paciente e da família, ajudando a enfrentar o sofrimento durante a doença e uma possível morte. Portanto o objetivo deste artigo é conhecer as dificuldades encontradas pela equipe de enfermagem na assistência à criança em cuidados oncológicos paliativos. Trata-se de uma revisão integrativa, com dados obtidos entre os anos de 2007 a 2017, a busca de estudos foi realizada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), SCIELO e LILACS. Critério de inclusão: artigos originais, em português e encontrados na íntegra, nos anos de 2007 a 2017, totalizando uma amostra final de 7 artigos, entre eles 100% contemplaram como autor principal da publicação profissionais enfermeiros. Os resultados foram divididos em 3 categorias: Sentimentos e atitudes da equipe de enfermagem frente a criança oncológica em cuidados paliativos; Dificuldades na assistência da dor frente a criança oncológica em cuidados paliativos; e Sentimentos e atitudes frente a família. Concluiu-se que as dificuldades mais encontradas e relatadas foram em relação a dificuldade de identificação e mensuração da dor da criança oncológica, já que a mesma muitas vezes não consegue expressar a grandeza dessa dor. Lidar com o sofrimento da criança e da família, a não aceitação da doença e de uma futura perda é outro tema exposto em vários relatos. Dessa forma, cabe ao enfermeiro ter uma base de conhecimentos para poder prestar um cuidado humanizado amenizando a dor e fornecendo um final de vida digno a essa criança e também a essa família.

Biografia do Autor

Jéssica Apª Massoni Machado

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Filadélfia- UniFil. (E-mail: jessica_massoni@hotmail.com).

Lais de Lima Oliva

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Filadélfia- UniFil. (E-mail: lais-97@hotmail.com).

Talita Maria Bengozi

Docente Mestre do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Filadélfia- UniFil. Enfermeira Neonatologista. (E-mail: talita.bengozi@unifil.br).

Publicado
2019-03-19
Como Citar
MACHADO, Jéssica Apª Massoni; OLIVA, Lais de Lima; BENGOZI, Talita Maria. Dificuldades da equipe de enfermagem frente aos cuidados paliativos em pediatria: uma revisão integrativa. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 35, n. esp, p. 64-77, mar. 2019. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/997>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##