A contribuição da enfermagem na melhoria da baixa procura do homem à atenção primária à saúde

  • Eliseth Krupa Almeida
  • Maria Mariana Oliveira da Silva
  • Roseli Victorio Vitor

Resumo

Introdução: De cada cinco pessoas de 20 a 30 anos que morre anualmente no Brasil, quatro são homens, 75% das enfermidades são relacionadas à cardiologia, urologia, saúde mental, gastroenterologia e pneumonia, mais as causas externas, porém o homem tende a procurar o atendimento curativo ao invés do preventivo, assim o objetivo dessa pesquisa foi compreender os motivos da baixa procura do homem jovem ao atendimento preventivo na Atenção Primária à Saúde. Metodologia: Revisão bibliográfica, com busca em periódicos, publicado na língua portuguesa, entre 2007 a 2018, nas bases de dados BVS (BIREME), Google Acadêmico, e Scielo. Resultado: Dos 14 artigos analisados, surgiram temas sobre a perspectiva de gêneros, masculinidades e saúde, ações da equipe de enfermagem e percepções dos gestores do Sistema Único de Saúde para com a promoção, prevenção e recuperação da saúde da população em questão, evidenciando as dificuldades que o homem tem na busca por atendimento preventivo. Conclusão: Constatou-se que vários fatores acabam por afastar o homem da atenção primária à saúde, trazendo prejuízos ao próprio e sua família como também ao Sistema Único de Saúde no que se refere a custos. Cabe à equipe de enfermagem, gestores e demais profissionais de saúde um maior envolvimento no assunto como também um aprofundamento dos estudos sobre este tema para reverter dados alarmantes que envolvem a morbimortalidade da população masculina.

Biografia do Autor

Eliseth Krupa Almeida

Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitário Filadélfia – UniIFIL; E-mail: eliseth.enfermagem@hotmail.com

Maria Mariana Oliveira da Silva

Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitário Filadélfia – UniIFIL; E-mail: mari.unifil@hotmail.com

Roseli Victorio Vitor

Enfermeira Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Vigilância em Saúde e Enfermagem do Trabalho. Atualmente Técnico de Segurança Pública na Secretaria Municipal de Saúde de Londrina no setor de Vigilância Epidemiológica e Docente do Curso de Enfermagem no Centro Universitário Filadélfia – UniFil. E-mail: reseli.vitor@unifil.br

Publicado
2019-03-19
Como Citar
ALMEIDA, Eliseth Krupa; SILVA, Maria Mariana Oliveira da; VITOR, Roseli Victorio. A contribuição da enfermagem na melhoria da baixa procura do homem à atenção primária à saúde. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 35, n. esp, p. 26-38, mar. 2019. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/994>. Acesso em: 16 abr. 2024.
Seção
Artigos