Isolamento e inoculação de rizobactérias em mudas de eucalyptus urophylla

  • Vinícius Alves Rodrigues
  • Rayka Kristian Alves Santos
  • Anne Juciely Veira Barbosa
  • Danilo Brito Novais
  • Joilson Silva Ferreira

Resumo

O objetivo deste trabalho foi isolar, caracterizar e avaliar o efeito de bactérias promotoras do crescimento vegetal em eucalipto no campus da UESB, Vitória da Conquista-BA.  A inoculação e aplicação dessas bactérias isoladas de plantas nativas e adaptadas pode ser a alternativa para obter resultados de produção para outras culturas. As bactérias utilizadas no experimento UESBJMRE e UESBJNRE foram isolas e caracterizadas do eucalipto, e foram utilizadas como inoculante junto com os demais isolados J11 e N15(isoladas de plantas de milho), ZAE94, JMBR366 e LGAM82 para avaliar o crescimento inicial das plantas. Os parâmetros avaliados foram altura, diâmetro, número de folhas, índices SPAD, robustez, massa seca de parte aérea e brotação. A inoculação com bactérias foi estatisticamente significativa, contribuindo para o crescimento da planta. As rizobactérias UESBJNRE, UESBJMRE e ZAE94 destacaram-se quanto a promoção do crescimento das plantas.

Biografia do Autor

Vinícius Alves Rodrigues

Mestrando em Agronomia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Caixa Postal 95, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, CEP 45031-900

Rayka Kristian Alves Santos

Doutoranda em Agronomia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, (raykakristian@yahoo.com.br

Anne Juciely Veira Barbosa

Engenheira Agrônoma, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG

Danilo Brito Novais

Doutorando em Agronomia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Joilson Silva Ferreira

Docente do Departamento de Fitotecnia e Zootecnia, Laboratório de Biotecnologia Florestal, UESB

Publicado
2019-03-07
Como Citar
RODRIGUES, Vinícius Alves et al. Isolamento e inoculação de rizobactérias em mudas de eucalyptus urophylla. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 34, n. 67, p. 138-149, mar. 2019. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/975>. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##