Endometriose: aspectos gerais e associação a infertilidade

  • Heloísa Silva Melchior
  • Rosália Hernandes Fernandes Vivan
  • Karina de Almeida Gualtieri

Resumo

A endometriose é uma patologia ginecológica crônica, que se manifesta em idade reprodutiva, caracterizada pela presença de tecido endometriótico fora da cavidade uterina. Ela pode ser assintomática ou apresentar sintomas clínicos como dismenorréia, dor pélvica, infertilidade, dispareunia, sintomas intestinais e urinários. A patologia é considerada um problema de saúde pública afetando mais de seis milhões de mulheres no Brasil. A etiopatogenia ainda não está totalmente esclarecida, porém existem teorias para a origem das células endometrióticas e alguns fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da mesma. A endometriose está intimamente ligada à infertilidade, em que o tecido ectópico induz a reações inflamatórias crônicas, levando a formação de aderências, interferindo assim nos processos reprodutivos da mulher. Diante do exposto a presente revisão bibliográfica tem como objetivo estudar a endometriose, evidenciando seus aspectos gerais e associação a infertilidade. Para realização da revisão do presente projeto foram utilizados materiais especializados na área, dos últimos 5 anos. Concluiu-se que a endometriose afeta a vida reprodutiva da mulher, podendo causar uma redução da qualidade de vida, acarretando em danos irreversíveis para a paciente.

Biografia do Autor

Heloísa Silva Melchior

Graduanda do Curso de Biomedicina pela UniFil – Centro Universitário Filadélfia.

Rosália Hernandes Fernandes Vivan

Professora Orientadora: Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestre em Patologia Experimental pela UEL. Docente do Curso Superior de Biomedicina na UniFil.

Karina de Almeida Gualtieri

Coordenadora do Curso de Biomedicina: Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Habilitação em Biomedicina pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil), Especialização em Biologia Aplicada à Saúde, Mestrado e Doutorado em Patologia Experimental, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).Professora Titular e Coordenadora do Curso de Biomedicina do Centro Universitário Filadélfia (UniFil).

Publicado
2019-03-07
Como Citar
Melchior, H., Vivan, R., & Gualtieri, K. (2019). Endometriose: aspectos gerais e associação a infertilidade. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 34(67), 95-106. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/972/909
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##