Efeitos intestinais do uso abusivo do álcool etílico

  • Isabelle B. Rosas Guerra
  • Milene Leivas Vieira

Resumo

Atualmente o álcool é a droga mais consumida no mundo, porém quando em excesso pode causar danos à saúde das pessoas, como problemas sociais, psicológicos e doenças como o câncer, por exemplo. Estima-se que cerca de dois bilhões de pessoas façam o uso de álcool diariamente em todo o mundo, e cerca de 70 milhões de pessoas são diagnosticadas com o uso abusivo de álcool. Fala-se muito dos problemas relacionados com o sistema nervoso central e o fígado, nos quais os efeitos do álcool são maiores, porém há outros danos importantes causados pelo álcool que devem ser discutidos, uma vez que essas alterações podem estar relacionadas com seus efeitos intestinais. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi reunir informações sobre  as consequências e os efeitos tóxicos que o etanol pode oferecer em seu principal local de absorção. Para tanto, foi realizada uma busca em publicações através de bases de dados nacionais e internacionais como NCBI, SciElo e Google Acadêmico e livros de Toxicologia e Farmacologia escolhidos de acordo com critérios pré-estabelecidos. Os resultados observados mostram que álcoolistas crônicos tendem a desenvolver disturbios no trato gastrointestinal como alterações na permeabiliadade intestinal e na absorção de micronutrientes essenciais. Com os dados obtidos foi possível observar que existe uma interação intestino-cerebro, e esta interação tem relação com a dependencia álcoolica, além dos efeitos graves que o etanol oferece aos individuos.

Biografia do Autor

Isabelle B. Rosas Guerra

Discente do curso de Biomedicina do Centro Universitário Filadélfia – UniFil.  Autor correspondente: E-mail: milene.vieira@unifil.br (Milene Leivas Vieira).

Milene Leivas Vieira

Doutora em Ciências Fisiológicas, Docente do curso de Biomedicina do Centro Universitário Filadélfia – UniFil

Publicado
2019-03-07
Como Citar
GUERRA, Isabelle B. Rosas; VIEIRA, Milene Leivas. Efeitos intestinais do uso abusivo do álcool etílico. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 34, n. 67, p. 84-94, mar. 2019. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/971>. Acesso em: 26 jan. 2022.
Seção
Artigos