Assistência de enfermagem em relação ao paciente pediátrico em situação de queimadura

  • Jéssika Fernandes Marques
  • Nataly Tsumura Inocencio Soares
  • Karolaine Fernanda Marques
  • Carolina Tenório de Oliveira
  • Mariana Mendonça Rodrigues

Resumo

A queimadura é considerada um grande problema por comprometer a qualidade de vida. É um evento decorrente de diversos agentes causadores de lesões térmicas, elétricas, químicas, radioativas e biológicas, podendo ser grave ou não. Portanto, este artigo teve como objetivo apresentar um panorama sobre o processo de cuidar da criança em situação de queimadura. A metodologia aplicada foi à pesquisa bibliográfica e exploratória. Os resultados obtidos foram os seguintes: a queimadura traz sofrimento para a criança, para a equipe de enfermagem que presta assistência e a família. Neste contexto, a qualificação do profissional de enfermagem no atendimento se torna relevante. O conhecimento sobre as formas de lesão ocasionadas pelas queimaduras facilita a identificação, amenizando as dores da recuperação, tanto do paciente que necessita de tratamento, como a própria família, visto que, os cuidados são diferenciados conforme a lesão. Ficar internado em um hospital é difícil e para as crianças é mais ainda, pois, sofrem por ficar longe da família. Usar o lúdico como estratégia para amenizar a dor e distrair a criança se torna muito relevante neste momento porque a criança sente dor e medo. Conclui-se que existe uma necessidade de conhecimento no tratamento do paciente pediátrico vítima de queimaduras, devendo ser iniciado logo na internação, de forma contínua durante o tempo de permanência para que a equipe de enfermagem preste assistência necessária.

Biografia do Autor

Jéssika Fernandes Marques

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Filadélfia de Londrina, Paraná. E-mail: jessikafmarques@hotmail.com

Nataly Tsumura Inocencio Soares

Enfermeira e docente no Centro Universitário Filadélfia de Londrina, Paraná.

Karolaine Fernanda Marques

Acadêmica do terceiro ano de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Paraná. E-mail: karolaine.marques84@gmail.com

Carolina Tenório de Oliveira

Acadêmica do terceiro ano de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Paraná.

Mariana Mendonça Rodrigues

Acadêmica do terceiro ano de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Paraná.

Publicado
2019-03-07
Como Citar
MARQUES, Jéssika Fernandes et al. Assistência de enfermagem em relação ao paciente pediátrico em situação de queimadura. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 34, n. 67, p. 19-30, mar. 2019. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/965>. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Artigos