A importância do cuidado de enfermagem diante do paciente com espectro autista

  • Anna Flávia Figueiredo Fernandes Centro Universitário Filadélfia
  • Kauany Gonçalves da C. Gallete Centro Universitário Filadélfia.
  • Claudia Denise Garcia

Resumo

Este estudo tem por objetivo esclarecer a real atribuição dada ao profissional de enfermagem no atendimento à pessoa com autismo e também o seu envolvimento com relação a esse paciente, à sua família e ainda ao seu atendimento ao público que o procura. Iniciado o tratamento, o autismo é comumente considerado como sendo um reflexo da conduta reproduzida pelos profissionais da saúde, e de modo especial, até por seu maior envolvimento, ao enfermeiro é dada essa consideração. Fundamentado em uma revisão bibliográfica, esse estudo analisa as origens impressas e digitalizadas, como livros e periódicos. Foram também aproveitados artigos científicos em sites reconhecidamente indicados para as pesquisas acadêmicas. A busca criteriosa por diagnósticos mais próximos da precisão almejada também evoluiu, indicando que a direção correta para a melhor compreensão desses distúrbios e suas etiologias requer o desenvolvimento de estudos mais consistentemente aprimorados. É importante destacar que o reconhecimento da história e todas as suas transformações, reflete a grandeza representada no trabalho dos profissionais de saúde nos procedimentos relacionados a diagnóstico e tratamento. É necessariamente importante também que estudos e informações sobre o assunto em questão, sejam possibilitados aos profissionais, favorecendo o crescimento de capacidades na obtenção do diagnóstico de forma cada vez mais rápida, reconhecendo-se também a importância que representa a urgência no início do treinamento.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Filadélfia, especializada em Saúde da Criança pelo curso de pós-graduação LatuSensu, na modalidade Residência pela Universidade Estadual de Londrina.

##submission.authorWithAffiliation##

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Filadélfia.

Claudia Denise Garcia

Enfermeira especializada em Saúde Mental.

Publicado
2018-06-18
Como Citar
FERNANDES, Anna Flávia Figueiredo; GALLETE, Kauany Gonçalves da C.; GARCIA, Claudia Denise. A importância do cuidado de enfermagem diante do paciente com espectro autista. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 33, n. 65, p. 33-44, jun. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/89>. Acesso em: 12 ago. 2022.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##