A importância da entomologia forense nas ciências criminais

  • Alessandro Costa Rodrigues Centro Universitário Filadélfia- UNIFIL
  • Silvana Munhoz
  • Mirian Alves Maiola

Resumo

Apesar da grande aversão que os insetos provocam nas pessoas, esses são de grande importância para o meio ambiente, para a sociedade e também para as entidades policiais, pois, contribuem muitas vezes na elucidação de crimes. A utilização de insetos na área policial é conhecida como Entomologia Forense, onde se procura determinar o intervalo da morte através do relacionamento dos estágios de decomposição dos cadáveres, utilizando-se para isso, a análise de diferentes estágios da fauna cadavérica. A finalidade principal deste estudo é realizar uma revisão bibliográfica e discorrer sobre a importância da Entomologia Forense como ferramenta de apoio a solução de determinados crimes, tornando-se assim um aliado da Lei. O estudo buscou elucidar como os insetos podem ser úteis para os profissionais que atuam na Entomologia Forense como ferramenta de apoio na solução de muitos crimes. Assim, pode-se considerar que a ciência da entomologia forense é mais uma forma de ajudar na investigação e elucidação de crimes pela área policial.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Discente do Curso de Pós-Graduação do Centro Universitário Filadélfia – UNIFIL

Silvana Munhoz

Graduada em Enfermagem da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos/SP. Discente do Curso de Pós-Graduação em Perícias Judiciais

Publicado
2018-06-18
Como Citar
RODRIGUES, Alessandro Costa; MUNHOZ, Silvana; MAIOLA, Mirian Alves. A importância da entomologia forense nas ciências criminais. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 33, n. 65, p. 11-24, jun. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/86>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos