Uma investigação sobre o croqui de arquitetura

  • Rafael R. Moraes Universidade Filadélfia de Londrina (UniFil)

Resumo

O presente artigo é parte da pesquisa do projeto de pesquisa Metodologia de Aprendizado de Arquitetura e Urbanismo – (M.A.A.U.), durante o ano de 2016. O Croqui de Arquitetura (ou esboço) é uma das ferramentas de desenho primordiais ao ofício de arquitetura pois, através das análises destes é possível perceber as etapas de criação do processo de projetação do arquiteto pesquisado, onde suas intenções e desígnios são ilustrados nestes esboços de criação antes do projeto e da obra edificada, demonstrando que desde o croqui inicial há sua expressão implícita. Desta maneira o croqui é ferramenta de comunicação da idéia assim como ferramenta de reflexão da futura obra construída, há tipologias identificáveis de croqui na ação ou análise projetual.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Docente de Arquitetura e Urbanismo da Pitágoras Londrina e docente de Arquitetura e Urbanismo do Unifil e coordenador do projeto de pesquisa Metodologia de Aprendizado em Arquitetura e Urbanismo – M.A.A.U

Publicado
2018-06-18
Como Citar
MORAES, Rafael R.. Uma investigação sobre o croqui de arquitetura. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 33, n. 64, p. 105-110, jun. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/84>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos