Menu

profissão com arte, gastrônomo sem legislação

  • Igor Lessa Santiago Nascimento Universidade Católica de Salvador
  • Sheila Marta Carregosa Rocha

Resumo

Cervejas e acarajés... Carurus, vatapás e coca-cola... Feijão, arroz e cachaça... Entre pratos, cores e sabores estão as pessoas que preparam o produto final servido à mesa do brasileiro que também alcança outros povos. Histórias, andanças, misturas, planejamentos, orçamentos, em meio a toda uma confluência de perspectivas estão os Gastrônomos. É o profissional que faz da arte ciência e da ciência uma arte: a arte do paladar, do olfato e da visão. Este artigo propõe-se a discutir sobre a importância da regulamentação da profissão de Gastrônomo. Há no Congresso Nacional propostas de regulamentação ao longo do período de 28 de agosto de 2011 a 15 de fevereiro de 2016. O fato de não existir regulamentação específica para os profissionais de gastronomia no cenário atual, dificulta a identificação e distinção de suas atribuições, competências e remuneração no mercado de trabalho. Uma vez que a Gastronomia é um campo mais amplo que a culinária, justamente por não tratar somente da preparação dos pratos. Ressalta-se a importância e os impactos desta regulamentação no projeto de lei 2.079/2011, descrevendo os pontos positivos e negativos do projeto inicial e de seu substitutivo. A metodologia utilizada foi uma abordagem qualitativa, de método dedutivo, e técnica de levantamento de referencial teórico, a exemplo de Brandão(2008), Brillat-Savarin (1995), Girardi (2001), Marconi(2002), Santos(1979), Silva(2014). Trata de um assunto de extrema relevância, que instiga a discussão tanto no meio acadêmico quanto profissional e o público em geral, que terão a oportunidade de conhecer mais a pessoa que está por detrás do jaleco, da faixa, dos lenços, das tábuas e das facas.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Autor principal. Bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Salvador. E-mail: igorlessa_@ hotmail.com

Sheila Marta Carregosa Rocha

Co-autora. Orientadora: Sheila Marta Carregosa Rocha - Docente da UCSAL – Doutora em Família na Sociedade Contemporânea (UCSal,2015), Mestre em Família na Sociedade Contemporânea (UCSal,2012), Especialista em Direito Civil pela Fundação Faculdade de Direito (UFBA, 2007), Especialista em Metodologia do Ensino Superior com Ênfase em Novas Tecnologias ( FBB,2002), Especialista em Psicopedagogia (UFRJ,2000), Bacharela em Direito (FIB, 2005), Licenciada em Letras Vernáculas (Universidade Católica do Salvador, 1994). E-mail: sheila.carregosa@gmail.com

Publicado
2018-06-18
Como Citar
NASCIMENTO, Igor Lessa Santiago; ROCHA, Sheila Marta Carregosa. Menu. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 33, n. 64, p. 79-90, jun. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/80>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##