Análise do design para sustentabilidade no ensino superior no brasil.

  • Milena Midori Saito Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL)
  • Lucy Ana Vilela Staut Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL)

Resumo

O estudo tem como principal objetivo destacar a importância da construção de um plano acadêmico significativo às dimensões do design para sustentabilidade. Dá-se destaque no assunto pelos conceitos do design apresentar soluções aos problemas da atualidade quando aplicados para desenvolvimento de serviços capacitados em oferecer bem-estar ao indivíduo e conciliar valores econômicos, sociais, ambientais e culturais. Buscou-se investigar os motivos das técnicas sustentáveis estarem pouco presente na prática do design, embasada na hipótese de existir um desequilíbrio no ensino superior da área com as mudanças temporais, além do saber que sua aplicabilidade exige um alto investimento à indústria. Foram realizadas buscas bibliográficas e uma análise nas grades curriculares das universidades brasileiras para validação do estudo e estimar o quanto a preocupação com a sustentabilidade está presente no universo acadêmico. Sendo, portanto, uma pesquisa para suporte de estudos similares, devido à complexidade do assunto, como fortalecimento dos conceitos sustentáveis no design contemporâneo.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Discente do Curso de Pós Graduação em Arquitetura de Interiores do Centro Universitário Filadélfia - UNIFIL. Graduada em Desenho Industrial pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. E-mail: mi.saito.saito@gmail.com

##submission.authorWithAffiliation##

Docente Centro Universitário Filadélfia - UNIFIL. Mestra em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade de Campinas - UNICAMP. E-mail: lucy.staut@unifil.br.

Publicado
2018-06-18
Como Citar
SAITO, Milena Midori; STAUT, Lucy Ana Vilela. Análise do design para sustentabilidade no ensino superior no brasil.. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 33, n. 64, p. 9-20, jun. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/70>. Acesso em: 21 set. 2020.
Seção
Artigos