Competitividade empresarial e estratégia

contribuições do estudo do comportamento do consumidor e análise do modelo de valores de consumo de sheth-newman-gross na empresa orientada ao mercado.

  • Janaina Vanzo Berto

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do estudo do comportamento do consumidor e aplicação da ferramenta de analise dos valores de consumo para aumentar as chances de competitividade empresarial, destacando as contribuições do Modelo de Valores de Consumo de Sheth-Newman-Gross o qual muito se aproxima da realidade atual das empresas. Atualmente, o êxito em estratégias de marketing está altamente ligado ao conhecimento e entendimento do público-alvo da empresa, bem como, na compreensão dos diferentes determinantes individuais que compõem o comportamento do seu consumidor. O estudo do comportamento do consumidor mostra-se ferramenta essencial para a formulação da estratégia empresarial e, nesse sentido, a aplicação do Modelo de Valores de Consumo de Sheth-Newman-Gross proporciona alinhamento das atividades da empresa em relação ao seu mercado permitindo analise desse mercado e consequente auto-avaliação da empresa. Esse alinhamento leva à formulação de estratégias orientadas ao público-alvo e proporciona valor não só para os clientes mas também para as organizações.

##submission.authorBiography##

Janaina Vanzo Berto

Profa. Ms. Doutoranda em Administração pela Unam (Universidad Nacional de Missiones – Argentina), Mestre em Administração pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), Especialista em Marketing e Logística pela Unespar, Especialista em Metodologia da ação docente pela UEL, Bacharel em Administração, docente de cursos de graduação e pós-graduação. E-mail: janainavberto@ gmail.com

Publicado
2018-06-18
Como Citar
BERTO, Janaina Vanzo. Competitividade empresarial e estratégia. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 32, n. 63, p. 143-156, jun. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/69>. Acesso em: 12 ago. 2022.
Seção
Artigos