Competitividade empresarial e estratégia
contribuições do estudo do comportamento do consumidor e análise do modelo de valores de consumo de sheth-newman-gross na empresa orientada ao mercado.
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do estudo do comportamento do consumidor e aplicação da ferramenta de analise dos valores de consumo para aumentar as chances de competitividade empresarial, destacando as contribuições do Modelo de Valores de Consumo de Sheth-Newman-Gross o qual muito se aproxima da realidade atual das empresas. Atualmente, o êxito em estratégias de marketing está altamente ligado ao conhecimento e entendimento do público-alvo da empresa, bem como, na compreensão dos diferentes determinantes individuais que compõem o comportamento do seu consumidor. O estudo do comportamento do consumidor mostra-se ferramenta essencial para a formulação da estratégia empresarial e, nesse sentido, a aplicação do Modelo de Valores de Consumo de Sheth-Newman-Gross proporciona alinhamento das atividades da empresa em relação ao seu mercado permitindo analise desse mercado e consequente auto-avaliação da empresa. Esse alinhamento leva à formulação de estratégias orientadas ao público-alvo e proporciona valor não só para os clientes mas também para as organizações.