Medo de dirigir

características e contribuições da psicologia

  • Ariane Rosa Batista Calzzavara Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL)
  • Milena Valadão Nunes Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL)
  • Fábio Camilo da Silva Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL)
  • Rodrigo Silva Fonseca Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL)

Resumo

Na sociedade atual, dirigir se tornou uma necessidade para a maioria das pessoas. Porém, muitos se veem impossibilitados de dirigir por sentirem medo. Este estudo se trata de uma revisão bibliográfica acerca de pessoas que possuem a CNH, mas não dirigem por conta do medo. Tem como objetivo compreender melhor esta parcela da população, as causas do medo e os possíveis tratamentos. Buscou-se o que foi produzido cientificamente sobre o tema nos últimos dez anos, nas bases de dados CAPES, MedLine e Scielo.Foram selecionados seis artigos e, dentre os resultados obtidos, verificou-se queo público feminino é mais afetado pelo medo de dirigir; são pessoas que se cobram demais, se comparam a outros motoristas, sofrem com receio de errar e de receber críticas, estão na maioria das vezes ansiosas e se julgam com baixa habilidade espacial para conduzir um carro. Além disso, a falta de incentivo dos familiares e impaciência daquele que vai ensinar atrapalham; a falta de habilidades de treino e exposição com o carrotambém. Quatro artigos falaram sobre o tratamento para a fobia de dirigir e todos eles, de alguma forma, incluíram a participação da Psicologia. Ainda existem poucas pesquisas sobre o tema e a literatura encontrada se limitou às pessoas que procuram os centros especializados para pessoas com medo de dirigir. Enfatiza-sea importância dos psicólogos do transito ampliarem sua atuação para além da avaliação psicológica para a CNH. 

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Especialista em Psicologia do Trânsito pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL) – Guaraci-PR (email: arianerosabatista@ hotmail.com)

##submission.authorWithAffiliation##

Especialista em Psicanálise pelo Centro Universitário de Maringá (CESUMAR), Especialista em Psicologia do Trânsito pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL) – Londrina-PR (email: mivaladao@gmail.com)

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Avaliação Psicológica, Docente na pós-graduação em Psicologia do Trânsito no Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL) – São Paulo

##submission.authorWithAffiliation##

Especialista em Avaliação Psicológica, Docente na pós-graduação em Psicologia do Trânsito no Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL) – São Paulo

Publicado
2018-06-18
Como Citar
CALZZAVARA, Ariane Rosa Batista et al. Medo de dirigir. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 32, n. 63, p. 91-100, jun. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/65>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos