Análise de solos suscetíveis à contaminação parasitológica nas cidades de Arapongas e Apucarana – Paraná

  • Gabriela Marques de Souza Faculdade de Apucarana. Apucarana - FAP
  • Jenifer Adriane Barros Faculdade de Apucarana - FAP
  • Vera Lúcia Delmônico Vilela Faculdade de Apucarana - FAP

Resumo

Quando os solos se apresentam contaminados por fezes de animais podem expor o homem a certas zoonoses transmitidas propriamente de solos arenosos. Este trabalho teve como objetivo um estudo, nas cidades Arapongas e Apucarana, quanto à presença de parasitas no solo. As amostras foram analisadas pelas técnicas de Willis e de Hoffman, visando à identificação de cistos, protozoários, ovos e larvas de helmintos. As amostras coletadas indicaram positivo para larvas de Strongyloides spp. Os resultados obtidos sugerem a necessidade de estudos mais detalhados nesses locais, pois constituem a probabilidade de transmissão de doenças parasitárias, as quais representam alto potencial de risco principalmente em crianças e adolescentes frequentadores desses espaços. 


 


 

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FAP - Faculdade de Apucarana. Apucarana – Pr. E-mail: gabriela_ marques2008@hotmail.com.

##submission.authorWithAffiliation##

4 Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FAP - Faculdade de Apucarana. Apucarana – Pr. E-mail: jenny_ adriane@hotmail.com

##submission.authorWithAffiliation##

Orientadora. Docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FAP - Faculdade de Apucarana. Especialização em Biotecnologia Aplicada à Agroindústria. Docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FAP. Técnica de Laboratório - FAP - Faculdade de Apucarana. Vice Presidente do CETI - Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos. E-mail: verabiologa2009@hotmail.com

Publicado
2018-06-13
Como Citar
SOUZA, Gabriela Marques de; BARROS, Jenifer Adriane; VILELA, Vera Lúcia Delmônico. Análise de solos suscetíveis à contaminação parasitológica nas cidades de Arapongas e Apucarana – Paraná. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 32, n. 63, p. 21-29, jun. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/55>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos