Monitoramento de insetos-pragas para a tomada de decisão de controle na cultura da soja

  • Reinaldo Neris dos Santos Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Gabriela Vieira Silva Centro Universitário Filadélfia (UniFil)

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo monitorar a população de insetos-pragas na cultura da soja e avaliar a influência do Manejo Integrado de Pragas na tomada de decisão de controle pelo produtor, na safra 2013/2014. Duas propriedades rurais, de agricultores familiares, foram monitoradas semanalmente, com o uso do pano-debatida, em dez pontos distribuídos aleatoriamente, com registros na ficha de monitoramento e recomendação de controle químico conforme o alcance do nível de ação das pragas. Na propriedade 1 foi realizado apenas uma aplicação de inseticida
para o controle da lagarta Anticarsia gemmatalis em 0,4 ha e três aplicações de inseticidas em 4,6 ha sendo uma para controle lagarta Anticarsia gemmatalis e duas para o controle do percevejo Euschistus heros. Na propriedade 2 foram realizadas duas aplicações sendo uma para o controle da lagarta Anticarsia gemmatalis e a outra para o controle do percevejo Euschistus heros. Os resultados demonstram que o Manejo Integrado de Pragas reduz a dependência do controle químico. Na propriedade 1 ocorreu uma redução de 45.46% do número de aplicações e na propriedade 2 houve uma redução de 63,64% em relação à média do município de Alvorada do Sul - PR.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Eng. Agr. EMATER, graduação no Centro Universitário Filadélfia, Londrina, Pr.

##submission.authorWithAffiliation##

Profª Drª do curso de graduação no Centro Universitário Filadélfia, Londrina, Pr. E-mail:
Gabriela.vieira@unifil.br

Publicado
2018-09-17
Como Citar
DOS SANTOS, Reinaldo Neris; SILVA, Gabriela Vieira. Monitoramento de insetos-pragas para a tomada de decisão de controle na cultura da soja. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 34, n. esp., p. 294-309, set. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/526>. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos