Avaliação da qualidade de silagem de milho (Zea mays) em estágio de grão pastoso com adição crescente de raspa de mandioca fresca

  • Fujuyasu Silva Sasaki Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Márcia Regina Coalho Coalho Centro Universitário Filadélfia (UniFil)

Resumo

Comumente, o milho (Zea mays) é utilizado para a produção de silagem em estádio de grão farináceo. A antecipação de seu corte contribui para a introdução mais rápida de outra cultura ao campo, porém pode acarretar em redução na qualidade da silagem produzida. A mandioca (Manihot esculenta Crantz) possui alto valor energético e boa palatabilidade podendo ser incluída na formulação de rações, contribuindo com a qualidade de silagem. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade da silagem de milho em estádio de grão pastoso com crescente níveis de raspa de mandioca. Foi realizado a mistura de mandioca e milho para a composição dos tratamentos, sendo 0%, 10%, 20%, 30% e 40% de raspas de mandioca em relação ao peso do milho. Foi realizado a avaliação do pH inicial e pH final da mistura, porcentagem de matéria seca(MS) e porcentagem de matéria mineral (MM) dos tratamentos. Os dados gerados foram analisados por meio de análise estatística, utilizando anova e teste de média Tukey ao nível de 5% de probabilidade. O pH final dos tratamentos apresentou uma variação entre 2,5 a 3,3, onde conforme os níveis de raspas de mandioca foram aumentando nos tratamentos, o pH das amostras foram caindo. Com a adição crescente das raspas de mandioca aos tratamentos, foi possível verificar o decréscimo linear na porcentagem de MS, onde os tratamentos com 0% e 10% de raspas de mandioca em relação ao peso do milho, apresentaram-se superiores aos demais tratamentos, com aproximadamente 14% de MS. A utilização do milho em estádio de grão pastoso com a adição crescente de raspas de mandioca, apresentou segurança para a produção de silagem com qualidade, onde o acréscimo de 10% de raspas de mandioca obteve os melhores resultados.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Discente em agronomia no Centro Universitário Filadélfia, Campus Palhano, Departamento de
Agronomia, Londrina-PR.

##submission.authorWithAffiliation##

Docente do Centro Universitário Filadélfia, Campus Palhano, Departamento de Agronomia, Londrina-
PR.

Publicado
2018-09-17
Como Citar
SASAKI, Fujuyasu Silva; COALHO, Márcia Regina Coalho. Avaliação da qualidade de silagem de milho (Zea mays) em estágio de grão pastoso com adição crescente de raspa de mandioca fresca. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 34, n. esp., p. 37-51, set. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/517>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Seção
Artigos