Levantamento das plantas tóxicas Asclepias curassavica e Pteridium aquilinum na pastagem na região de São Jerônimo da Serra

  • Mariana Tonon Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Marcia Regina Coalho Centro Universitário Filadélfia (UniFil)

Resumo

A pastagem é a principal base na alimentação dos rebanhos no Brasil, sendo que os animais apresentam diferentes respostas de desempenho, pela interação da forragem ou pastagem disponível. De forma geral, uma pastagem que recebe manejo inadequado tem sua produtividade reduzida com o tempo. E a qualidade das mesmas é diretamente afetada pela a presença de plantas daninhas, principalmente as tóxicas. Algumas dessas plantas ao entrar em contato com o organismo (pela alimentação) do animal causam intoxicação, podendo levar a morte. Dentre as varias espécies toxicas estudadas que são encontradas nos pastos brasileiros, duas possuem destaque por ocasionar morte, são elas Asclepias curassavica e Pteridium aquilinum. O objetivo deste trabalho foi observar se as espécies de plantas tóxicas e P. aquilinum A. curassavica estão presentes nas propriedades com gados de corte e leiteiro na região de São Jerônimo da Serra. O estudo foi realizado no município de São Jeronimo da Serra – PR, latitude de 23º 43’ 39’’ S, longitude de 50º 44’ 28’’ O e a uma altitude de 976 m, em cinco propriedades, com a produção de gado corte e/ou de leite. Todas as propriedades estudas apresentaram pelo menos umas das plantas toxicas avaliadas. A frequência das duas espécies avaliadas mudou conforme a propriedade avaliada, mesmo estando na mesma região, sendo necessárias a implantação de medidas preventivas ou que reduzam o risco de intoxicação do animal.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduando do Curso de Agronomia do Centro Universitário Filadélfia, Londrina – Pr.

##submission.authorWithAffiliation##

Prof. Drª do Curso de Agronomia do Centro Universitário Filadélfia, Londrina – Pr. E-mail: marcia.coalho@unifil.br

Publicado
2018-09-17
Como Citar
TONON, Mariana; COALHO, Marcia Regina. Levantamento das plantas tóxicas Asclepias curassavica e Pteridium aquilinum na pastagem na região de São Jerônimo da Serra. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 34, n. esp., p. 282-293, set. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/516>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos