Impasses na formação do gestor de pessoas

  • Marcia Josefina Beffa

Resumo

Esse estudo objetiva compreender aspectos relacionados à formação do administrador. A formação do administrador é enfocada devido a sua importância no mundo do trabalho, principalmente no que tange o ser humano bem como acerca dos fatores que interferem na formação de profissionais competentes, com capacidade de articular exigências no mundo do trabalho e satisfação das pessoas e instituições envolvidas. A abordagem metodológica do construcionismo social orientou a elaboração dessa pesquisa, considerando a produção de sentidos como meio para traduzir formas de ver e pensar o mundo, num descortinamento da realidade, ressignificando o cotidiano na sua essência como força motriz da sociedade em busca de mudança social. Foram realizadas entrevistas com seis administradores/as e investigadas questões relacionadas à formação do administrador. Os resultados evidenciam que a formação do administrador reforça o atingimento dos objetivos organizacionais e uma desconexão entre ensinamentos proporcionados pela faculdade e a prática necessária ao desempenho profissional nas organizações. As habilidades humanas são consideradas importantes, mas apresentam-se atreladas aos resultados da empresa e não como categoria construída e em construção, como saber e ação crítica, consciente de ser humano, mas sim algo pronto e acabado. No halo produzido por essa situação, o profissional se empenha numa busca constante de evolução, mas sempre na direção da manutenção da realidade.

##submission.authorBiography##

Marcia Josefina Beffa

Professora da Disciplina Psicologia aplicada à Administração (FECEA; FACCAR; FAP). Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUC-RS). E-mail: mjbeffa@uol.com.br.

Publicado
2007-06-25
Como Citar
BEFFA, Marcia Josefina. Impasses na formação do gestor de pessoas. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 23, n. 44, p. 28-38, jun. 2007. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/423>. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Artigos