Ética na pesquisa: uma abordagem em sala de aula utilizando o filme “Cobaias”

  • Alessandra Cabral Leite Duim Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)
  • Juliandra Rodrigues Rosisca Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)
  • Eduardo Mozart Machado Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)
  • Lázara Pereira Campos Caramori Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)

Resumo

A utilização de materiais audiovisuais como vídeos, documentários e animações tem sido uma alternativa para levar o conhecimento nos diversos níveis de ensino, do fundamental ao universitário. Embora haja muitas produções especialmente para uso em salas de aula, o acesso a esses materiais nem sempre é fácil. O uso de filmes comerciais para discutir temas como o papel dos sujeitos envolvidos na construção do conhecimento científico e os valores morais e éticos tem sido uma alternativa utilizada por diversos autores. Neste trabalho utilizou-se o filme “Cobaias” (Miss Ever´s Boys) como meio de reflexão sobre os aspectos éticos envolvidos no projeto de pesquisa Tuskegee, realizado em seres humanos no período entre 1932 e 1972 pelo Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos da América, que conduziu a conseqüências trágicas. Para analisar o filme, foi seguido um roteiro de oito questões, que faz parte da publicação “Capacitação para Comitês de Ética em Pesquisa vol. I”, do Ministério da Saúde. Os alunos assistiram ao filme e as questões foram debatidas dentro da sala de aula como parte da disciplina de Bioética do primeiro ano do Curso de Ciências Biológicas. Observou-se grande interesse dos alunos pelo assunto e a
ferramenta didática mostrou-se uma excelente forma de transferir os conhecimentos bioéticos e estimular a reflexão sobre os temas abordados no filme. Essa experiência com os alunos de graduação mostra que outros filmes comerciais podem ser utilizados no ensino de bioética e outros assuntos da biologia, ampliando as possibilidades de difusão do conhecimento nas escolas.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Alunos do Curso de Ciências Biológicas da UniFil

##submission.authorWithAffiliation##

Alunos do Curso de Ciências Biológicas da UniFil

##submission.authorWithAffiliation##

Alunos do Curso de Ciências Biológicas da UniFil

##submission.authorWithAffiliation##

Bióloga, Doutora, Docente da UniFil, orientadora

Publicado
2018-09-03
Como Citar
DUIM, Alessandra Cabral Leite et al. Ética na pesquisa: uma abordagem em sala de aula utilizando o filme “Cobaias”. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 23, n. 45, p. 157-165, set. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/411>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos