Mudança organizacional: onde está o sujeito nesse processo?

  • Mariza Cecílio Janeiro Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)
  • Edelvais Keller Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)

Resumo

Este artigo apresenta algumas considerações sobre o processo de mudança organizacional e a identidade do sujeito. São citados pontos sobre a importância da construção da identidade do sujeito e da organização, abordando aspectos da cultura organizacional e o comprometimento do servidor. Refere-se ao processo de mudança em organizações privadas e públicas, salientando a importância da participação ativa do funcionário neste processo como ator principal e a importância da reconstrução de uma nova identidade pessoal e organizacional. Cita algumas formas de intervenção possíveis, como o teatro organizacional e a abordagem da psicossociologia. O artigo salienta a participação ativa do funcionário como requisito fundamental para o sucesso organizacional em um processo de mudança.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Aluna do Curso de Psicologia do Centro Universitário Filadélfia – UniFil. marizajan@gmail.com

##submission.authorWithAffiliation##

Docente do Curso de Psicologia da Unifil; Mestre em Administração: “Recursos Humanos e Organizacional” pela PUC/SP. edelvais.keller@unifil.br

Publicado
2018-09-03
Como Citar
JANEIRO, Mariza Cecílio; KELLER, Edelvais. Mudança organizacional: onde está o sujeito nesse processo?. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 23, n. 45, p. 87-96, set. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/404>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos